BLOG DO EDINHO SOARES: A FORÇA DA DITADURA EM TEMPOS DEMOCRÁTICOS

sábado, 7 de julho de 2012

A FORÇA DA DITADURA EM TEMPOS DEMOCRÁTICOS

 
Quem conhece a história do nosso país, ou quem tem mais de 35 anos de idade, deve recordar da ditadura militar, do calar a voz na força, da censura e etc. Quem não viveu aquele tempo, deve saber que vários dos principais políticos do Brasil foram perseguidos, violentados, exilados por causa de suas idéias políticas. 

Com o passar dos anos, muitas lutas foram se fortalecendo a fim de estagnar esse sistema ditador,e por conseguinte, transformar o Brasil em um país democrático, onde as pessoas pudessem opinar, discordar e ter sua posição política definida frente a esse sistema,  sem sofrer retaliação ou algo parecido.

Mesmo que disseminemos por todos os lados,  que vivemos num país livre politicamente, muitos municípios brasileiros ainda sofrem com resquícios desse sistema, que impõe,  oprime e atendem a  interesses particulares, privando dos coletivos. 

Convivemos com políticos corruptos, que legislam para o bem próprio, que desviam verbas e mesmo assim, conseguem admiração e obediência de muitos eleitores. Essa obediência forçada, é resultado de uma troca de favores individualistas e alienantes que entretem a coexistencia das  questões e opiniões da coletividade, garantidos e conquistados  com luta.

Com isso, é possível notar que mesmo vivendo em tempos modernos, onde a famosa “liberdade de expressão” tornou-se lei, existem pessoas presas ao passado, alienados e manipulados sem forças para reivindicar seus direitos , por medo da represálias.

E isso é comum, principalmente nas cidades interioranas, pois a camada que exerce o poder se sente no direito de abusar de sua autoridade, ditando regras e impondo sua vontade, sem pensar na população, contribuindo assim, para uma sociedade desigual.

E sabe quais são os fatores motivantes para a instalação e perpetuação da ditadura? A falta de consciencia política conjugada com a falta de oportunidade das pessoas,  obrigando-as  a obedecer  os coronéis da ditadura, por dependência financeira ou até mesmo ignorancia em relação ao fator política, no seu sentido original.

Como sanar tal problema? Quando elegermos realmente pessoas capazes de pensar coletivamente ou todos atentar para a necessidade de participação das questões politicas do nosso país, estado ou município.

Só seremos verdadeiramente livres quando fizermos equivalencia entre liberdade, ordem e progresso. País, estado ou município independente são aqueles que conhece seus direitos, deveres e obrigações dentro do contexto político e diz NÂO para os coronéis da ditadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.