BLOG DO EDINHO SOARES: Quatro Estudantes da Escola de Referência Abílio de Souza Barbosa foram selecionadas para Intercâmbio nos Estados Unidos e Canadá

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Quatro Estudantes da Escola de Referência Abílio de Souza Barbosa foram selecionadas para Intercâmbio nos Estados Unidos e Canadá

 Quatro Es


“ESTES SÃO OS ALUNOS QUE IRÃO REPRESENTAR A NOSSA CIDADE”

ANTONIO GENESIO DE MOURA JUNIOR (St. Figueiras)

RAIANNE PRISCILA GOMES BARBOSA (St. Varjão)

RAYANY THAIS GOMES SILVA (Cidade)

WESLEY BATISTA PEREIRA (St. Figueiras)







Superar as expectativas, indo além dos limites pessoais e geográficos. Assim pode ser definido o programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação (SE), que oferece cursos intensivos de inglês e espanhol nas escolas públicas estaduais, além de intercâmbios para os estudantes. Nesta terça-feira (17), o secretário de Educação, Anderson Gomes, divulgou a lista dos 700 primeiros alunos que irão viajar para os Estados Unidos e o Canadá, em agosto e setembro deste ano. A relação de aprovados pode ser conferida no site da SE (www.educacao.pe.gov.br).
“Estamos, hoje, contemplando a execução de uma ação que já está colhendo os primeiros frutos. Foram 50 jovens com nota máxima na nossa seleção. Acima de tudo, o curso proporcionou um verdadeiro aprendizado para eles. Foram 700 aprovados de 134 municípios do nosso Estado. Estou satisfeito em saber que começamos a mudar a educação pública do País e, principalmente, que estamos formando estudantes preparados para o século XXI” declara Gomes.
Na reunião, estavam presentes 12 estudantes, dos 50, que obtiveram nota máxima na seleção realizada, com quase quatro mil jovens participantes do programa. “Esse curso me deu a oportunidade de conhecer o inglês, foi o meu primeiro contato. Me esforcei muito, estudei demais e estou muito feliz em poder viajar. Será uma experiência única e que servirá para o mercado de trabalho. Sem falar que conhecerei outro país. Isso é o máximo”, comemora a estudante de 15 anos do 2º ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), no Recife, Karla Godoy.
Os jovens que alcançaram as melhores notas são oriundos de todas as regiões de Pernambuco, inclusive do interior, como Salgueiro, Caruaru, Vertentes, Serra Talhada, entre outros. Esse desempenho é reflexo da política de interiorização objetivada pelo Governo do Estado. “Temos bons alunos em todas as cidades e isso não é novidade. Esses números refletem o potencial do nosso alunado”, diz o secretário de Educação.
Para garantir a agilidade e efetivação da iniciativa, foi estabelecida uma parceria com a Polícia Federal para a obtenção de passaportes para os jovens.  “Conseguimos facilitar e aumentar o atendimento na PF para esses contemplados, afinal é uma oportunidade única e inovadora até para Pernambuco. O intercâmbio entra como um instrumento de estímulo do estudo da língua estrangeira, mas a sua execução determinará o nosso estado como referência nacional e internacional”, explica o gerente de Programa Especiais da SE, Aurélio Molina.
A viagem durará um semestre letivo e, nesse período, os jovens serão monitorados por uma equipe itinerante de apoio da SE, montada para dar maior suporte para os alunos que estarão em outro país, mas também garantir o contato constante com suas famílias no Brasil. Além disso, esse grupo também será responsável pelo bom andamento de vários âmbitos da vida do jovem no exterior, como saúde, sociabilidade, educação, alimentação, transporte e moradia.
“Fico muito feliz por minha filha ter tido essa oportunidade, que é única e abrirá muitas portas para a vida profissional e social dela. Depois que o secretário explicou como serão todos os procedimentos em relação à estadia das crianças, fiquei mais tranquilo e realmente certo de que minha filha estará bem orientada”, explica Josafá de Abreu, pai de Darielly Siqueira, estudante de 15 anos da Escola Desembargador Renato Fonseca, em Olinda.
Intercâmbio – Para concorrer a uma das bolsas no exterior, os jovens participantes das turmas do programa Ganhe o Mundo se inscreveram e passaram por seleções orais e escritas, além de entrevistas. Nesta primeira edição, cerca de 15 mil estudantes fizeram parte do intensivo, dentre os quais 3.803 passaram pela seleção que aprovou 700 jovens para viajar para o Canadá e os Estados Unidos.
“Fazer intercâmbio é uma oportunidade única para essa garotada, mas o mais incrível é a oferta dos cursos ministrados, esse o diferencial”, diz a gestora da Etepam, Sandra Domitila.
Fonte: Secretaria de Educação de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.