BLOG DO EDINHO SOARES: COMPESA INICIA OBRA PARA CAPTAÇÃO DE VOLUME MORTO DO SISTEMA JUCAZINHO

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

COMPESA INICIA OBRA PARA CAPTAÇÃO DE VOLUME MORTO DO SISTEMA JUCAZINHO

Barragem de Jucazinho (Foto: Paula Cavalcante/ G1)
Devido à obra, 12 municípios do Agreste irão ficar sem água por 15 dias.

Medida visa reduzir o impacto causado pela estiagem, diz Compesa.

Doze municípios abastecidos pela barragem de Jucazinho irão ficar sem água por 15 dias a contar deste sábado (24). É que a Companhia Pernambucana de Saneamento irá começar a explorar o volume morto do reservatório localizado em Surubim, no Agreste do estado. Durante este período, os locais receberão água de carros-pipa. Após este prazo, o abastecimento voltará a ser feito conforme o rodízio.

Caruaru deixa de ser abastecido pelo Sistema Jucazinho devido a colapso
Construções submersas voltam a aparecer na Barragem de Jucazinho
Uma captação - por meio de bomba submersa - será instalada para conseguir captar a água restante da barragem, que atualmente está acumulando 2,56% da capacidade total, que é de 327 milhões de metros cúbicos. De acordo com a assessoria de imprensa, o sistema emergencial para exploração do volume morto de Jucazinho faz parte do conjunto de obras que a Compesa está executando para reduzir o impacto causado pela estiagem.

O uso do volume morto vai permitir que a retirada de água seja mantida por mais quatro ou cinco meses - dentro do esquema de rodízio atual - para as 12 cidades envolvidas: Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Surubim, Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Vertentes e Toritama, além do distrito de Ameixas. Caruaru, também no Agreste, continua sendo atendida pela barragem do Prata, enquanto Gravatá e Bezerros, pelos reservatórios de Brejinho, Cliper, Vertentes e Brejão.
Reportagem/G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.