BLOG DO EDINHO SOARES: CRIANÇAS E ADOLESCENTES CONVIDAM SOCIEDADE A VISITAR A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “SOU A MELHOR VERSÃO DE MIM MESMO”

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

CRIANÇAS E ADOLESCENTES CONVIDAM SOCIEDADE A VISITAR A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “SOU A MELHOR VERSÃO DE MIM MESMO”

As crianças e adolescentes amparadas pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos mantido pela Legião da Boa Vontade (LBV), na cidade do Recife, inauguraram a Exposição fotográfica “Sou a melhor versão de mim mesmo”, na última sexta-feira (11/11), na Unidade da Instituição nos Coelhos. A exposição ficará aberta para visitação até o dia 18 de novembro, na qual apresenta o resultado de uma proposta socioeducativa desenvolvida na oficina de Cidadania Irrestrita, sobre a identidade dos integrantes do serviço Criança: Futuro no Presente!.

São 50 imagens que foram captadas pelo olhar do repórter fotográfico Robsonn Dias, que voluntariamente concedeu seu trabalho aos meninos e meninas da Instituição, na busca da identidade de cada beneficiado pela LBV, projetando o presente e o futuro da melhor versão deles. O educador social, Cosme de França, comenta como surgiu a proposta socioeducativa. “Na oficina de Cidadania Irrestrita, observamos que a turma na faixa etária de 11 a 15 anos, apresentava baixa autoestima. Com isso, propomos trabalhar com eles, sobre a imagem pessoal e autovalorização de cada um, que se encontra na transição de criança para adolescente”, explica.

Durante as atividades empreendidas com os meninos e meninas, o educador trabalhou empatia, na qual eles puderam se colocar no lugar do outro, compreender as dores do seu próximo e a prática de atividades em equipe. O facilitador da oficina de Cidadania Irrestrita, ressalta ainda, “buscamos elucidar com os beneficiados a importância de se amarem e valorizar suas raízes, perceber quanto são protagonistas de suas próprias histórias, na sua comunidade, na escola e na LBV, ou em qualquer lugar”, afirma Cosme de França.

Na cerimônia de abertura, as crianças e adolescentes assistidas pela Entidade, ficaram surpresas e emocionadas com as fotos expostas, dezenas delas comentavam que será exposta na sala de casa, para que todos que possam adentrar o lar e vejam suas fotos. O fotógrafo Robsonn Dias, em entrevista a Super Rede Boa Vontade de Comunicação comentou que aos 14 anos, ele percebera que não havia nenhuma foto que representasse suas fases de menino e jovem, sua família era vulnerável financeiramente.

A partir, deste sentimento o fotógrafo começou a buscar capacitação na área da fotografia para contribuir com outras pessoas, para que pudessem ter suas imagens registradas para a lembrança de algum momento da vida. Hoje o profissional da arte fotográfica, já celebra 40 anos de captar sentimentos, momentos que ficarão para a posteridade. “Eu fui uma criança igual as que são amparadas pela LBV, foi uma honra poder contribuir com a autoestima desses pequenos, a cada foto que eu registrava, a emoção vinha a flor da pele, sentindo que estava ajudando uma criança a ser ver para o futuro. Agradeço demais a oportunidade que a LBV me concedeu, me chame sempre!!!”

Visite a Exposição “Sou a melhor versão de mim mesmo” no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, localizado na Rua dos Coelhos, 219 – Bairro dos Coelhos – Região Central do Recife – próximo ao Cais José Mariano, e conheça todo o trabalho empreendido pela LBV no Estado de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.