BLOG DO EDINHO SOARES: CORPO DE BOMBEIROS REALIZA AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE INCÊNDIOS FLORESTAIS EM OROBÓ

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

CORPO DE BOMBEIROS REALIZA AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE INCÊNDIOS FLORESTAIS EM OROBÓ

Pós o incêndio que atingiu o Sítio Guarani, localizado na Mata Serra Verde, em Orobó, no Agreste do estado, o Corpo de Bombeiros de Surubim realizou uma ação na localidade, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar as matas da região, bem como de dar dicas de como evitar outros incêndios. Na ocasião, o Corpo de Bombeiros esclareceu os primeiros procedimentos a serem tomados quando ocorre um incêndio florestal.

"Essa ação já estava prevista desde o ano passado, coincidindo com o incêndio que aconteceu na semana passada. Informamos à população como evitar e como realizar o primeiro combate aos incêndios florestais. O primeiro combate é de suma importância, pois ele minimiza os danos na natureza. Após acionar o Corpo de Bombeiros, a pessoa pode passar a monitorar o incêndio, observando a sua proximidade a residências, além de outras medidas que impedem uma tragédia", explicou o Cabo Eufrásio Muniz, do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros do Agreste.

Outra medida importante, antes da chegada da corporação à localidade atingida, é a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). "Orientamos as pessoas a estarem com os equipamentos de proteção individual como, bota, calça, as máscaras que chamamos de bala clava para não inalar a fumaça, e também um abafador. Na falta dele, podem utilizar um galho de árvore. Isso evita tragédia e protege vidas. Vimos que a Reserva Serra Verde possui boa parte dos equipamentos, mostrando que eles se preocupam com a preservação da vida", ressaltou Eufrásio.

Vale lembrar que 99% dos incêndios florestais são ocasionados pela ação humana, enquanto apenas 1% ocorre de forma natural. Para acionar o Corpo de Bombeiros, basta ligar para o 193 e solicitar uma ação de orientação e conscientização. A iniciativa é autorizada mediante envio de oficio ao órgão.

Reportagem: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.