BLOG DO EDINHO SOARES: ALIADO DE BOLSONARO, ARTHUR LIRA É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

ALIADO DE BOLSONARO, ARTHUR LIRA É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA

O novo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) | Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O deputado Arthur Lira (PP-AL) é o novo presidente da Câmara. Com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o líder do Centrão venceu a disputa em primeiro turno, com 302 votos. O segundo colocado foi Baleia Rossi (MDB-SP), candidato aliado do ex-presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com 145.

Outros seis deputados disputaram o pleito. Fábio Ramalho (MDB-MG) recebeu 21 votos, Marcel Van Hattem (Novo-RS), 13, Luiza Erundina (Psol-SP), 16 votos, André Janones (Avante-MG), 3, general Petterneli (PSL-SP), com 1, e Kim Kataguiri (DEM-SP), com 2.

Durante a campanha, Lira visitou todos os estados brasileiros onde se reuniu com governadores, prefeitos e parlamentares. Apesar de negar ter um "slogan de campanha", o líder do Centrão disse, praticamente em todos os encontros, que sua candidatura significava a "Câmara do nós", e não a "Câmara do eu".

Apontado como a opção que ameaçaria a independência do Legislativo, Lira diz que não tem chefe, e que não terá resistência com nenhuma proposta, desde que tenha apoio entre os líderes para ir a plenário. Contudo, intermediou as conversas de congressistas com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, onde foram oferecidas emendas e nomeações em troca de apoio.

O próprio presidente Bolsonaro admitiu a influência do governo nas eleições para a presidência da Câmara. A apoiadores, ele disse que, "se Deus quiser", o governo vai "influir" na Casa. "Viemos fazer uma reunião aí com 30 parlamentares do PSL, e vamos, se Deus quiser, participar, influir na Presidência da Câmara com estes parlamentares, de modo que possamos ter um relacionamento pacífico e produtivo para nosso Brasil", disse.

Por: Gabriela Vinhal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.