BLOG DO EDINHO SOARES: FORÇA-TAREFA: POLÍCIA FEDERAL CUMPRE QUATRO MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO EM BOM JARDIM-PE

terça-feira, 22 de outubro de 2019

FORÇA-TAREFA: POLÍCIA FEDERAL CUMPRE QUATRO MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO EM BOM JARDIM-PE

Grupo criminoso é alvo de operação em Pernambuco

As investigações identificaram fraudes na concessão de aposentadorias por idade e pensões por morte de segurados especiais pelo sindicato rural
Um grupo criminoso que fraudava concessão de aposentadorias por idade e pensão por morte para segurados rurais foi alvo, nesta terça-feira (22), da operação Déjà Vu, da Força-Tarefa Previdenciária em Pernambuco. Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Bom Jardim (PE). A Justiça Federal no estado também determinou a suspensão da aposentadoria de uma servidora, que já havia sido alvo de outra Operação (Tabocas), deflagrada no dia 26 de maio de 2018.

As investigações tiveram início em 2016 e identificaram irregularidades em declarações de atividade rural, como a utilização de documentos falsos e a inserção de dados em sistema atestando indevidamente a qualidade de trabalhador rural – segurado especial.

Segundo a Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT), da Secretária Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, estima-se um prejuízo aproximado de R$ 600 mil. Com a deflagração desta operação, a economia gerada é de pelo menos R$ 1,9 milhão, em valores que seriam pagos futuramente aos supostos beneficiários, considerando a expectativa de vida média da população brasileira segundo IBGE.

A operação contou com a participação de 17 policiais federais e um servidor da CGINT. A operação recebeu o nome de Déjà Vu, considerando o significado do termo que nos remete a sensação de já ter visto o fato acontecer anteriormente, no caso específico, fraudes praticadas com o mesmo modus operandi.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Previdência Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.