BLOG DO EDINHO SOARES: COMITÊ GESTOR TERRITORIAL DO AGRESTE SETENTRIONAL FINALIZA A ELABORAÇÃO DO PLANO AÇÃO TERRITORIAL DA AGROECOLOGIA

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

COMITÊ GESTOR TERRITORIAL DO AGRESTE SETENTRIONAL FINALIZA A ELABORAÇÃO DO PLANO AÇÃO TERRITORIAL DA AGROECOLOGIA

A imagem pode conter: 15 pessoas, incluindo Manoel Souto de Arruda, pessoas sorrindo
 No dia 21/10/2019, ocorreu a terceira reunião do Comitê Gestor Territorial (CGT), no Centro de Capacitação Rural Severina Bezerra da Conceição, em Orobó, objetivando concluir da construção do Plano de Ação Territorial (PAT) da Agroecologia. Esta atividade faz parte do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter).

 O Prodeter é uma estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento territorial e local por meio da organização, fortalecimento e elevação da competitividade das atividades econômicas da região. No caso do Agreste Setentrional, os municípios participantes deste programa são Bom Jardim, Feira Nova, João Alfredo e Orobó.

 Na ocasião, estiveram presentes os componentes dos Comitês Gestores Municipais (CGM) das respectivas cidades. Em seu arranjo há agentes econômicos (produtores agroecológicos) e representantes dos parceiros institucionais como STR, Poder Executivo Municipal, Conselho de Desenvolvimento, MPA, SERTA, Agroflor, Centro Sabiá, COMSEF, Sebrae-PE, IFPE Campus Vitória de Santo Anão, Secretaria (Estadual) de Desenvolvimento Agrário (SDA), IPA/GEMA, Coopffen, associações e entidades rurais.

 A liderança do CGT tem por coordenador o jovem Geovane Freire, agroecologista de Orobó. Já o subcoordenador Rildo Tomé de Gouveia, o qual é o atual vice-presidente do SERTA. João Ribeiro da Silva Filho é agroecologista e coordenador financeiro da Agroflor, compõem como secretário.

 Dentre encaminhamentos realizados neste encontro, ressalta-se a elaboração final do PAT estabelecendo o Problema a ser mitigado (baixo índice de regularização da atividade), o Objetivo Geral (mitigar o problema indicado), as Metas (estabelecidas para os próximos 3 anos), os Objetivos  Específicos e as Ações, também direcionados a estruturação da Agroecologia neste Território, bem como a melhoria de sua competitividade).

 Dorésio Plácido, técnico em agroecologia vinculado ao Sindicato do Trabalhadores Rurais (STR) de Orobó e à Comunidade Semeando o Futuro (COMSEF), tem boas expectativas quanto às sementes que estão sendo lançadas com PAT. "A sensibilização dos atores, parceiros e toda sociedade é um bom caminho para o desenvolvimento da agroecologia no AgresteSetentrional."

 O próximo encontro ocorrerá no dia 25/11/2019, a partir das 9h, ocorrerá o lançamento do Plano de Ação Territorial da Agroecologia no Centro Educacional e Cultural Professora Marineide Braz em Bom Jardim. Este evento, aberto ao público, tem por finalidade expor para comunidade o trabalho realizado pelo Comitê Gestor Territorial do Agreste Setentrional.

Para mais informações sobre o Prodeter, basta acessar:
https://www.bnb.gov.br/programa-de-desenvolvimento-territorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.