BLOG DO EDINHO SOARES: CONTA DE LUZ PODE FICAR MAIS BARATA EM DEZEMBRO

terça-feira, 28 de novembro de 2017

CONTA DE LUZ PODE FICAR MAIS BARATA EM DEZEMBRO

As chuvas recentes conseguiram recuperar, pelo menos parcialmente, os reservatórios de hidrelétricas brasileiras e a diferença será percebida no bolso do consumidor. Graças a “uma pequena evolução na situação dos reservatórios das hidrelétricas”, a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, vai adotar, para o mês de dezembro, a bandeira vermelha de nível 1. Na prática, isso significa que o consumidor vai deixar de pagar R$ 5 cobrados a cada 100 kWh, pagando R$ 3 a cada 100 kWh consumidos. A bandeira vermelha no patamar 2, mais crítica das bandeiras do sistema, foi utilizada pela primeira vez neste ano e estava em vigor desde o mês de outubro.

Apesar da redução de gravidade na situação dos reservatórios, é importante lembrar ainda que a situação é de controle e economia de energia. “Ainda que não haja risco de desabastecimento de energia elétrica, é preciso reforçar as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício”, explica a Aneel.

Bandeiras

Criadas em 2015, as bandeiras tarifárias têm como objetivo evitar grandes aumentos na conta de luz, ao mesmo tempo que reduzem possíveis prejuízos das empresas produtoras de energia, que acabam gastando mais na produção ao acionar fontes mais caras.

Marlon Costa/Futura Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.