Neste dia do Chefe Escoteiro
06 de Agosto, parabenizamos todos os adultos que faça sol, faça chuva
estão sempre alerta para acampar, excursionar ou acompanhar os jovens
em suas atividades escoteiras.
Nós adultos, estamos conscientes, que nossa única função é somente ser o irmão mais velho desta juventude que participa do maior movimento juvenil do mundo: o Movimento Escoteiro.
Nós adultos, estamos conscientes, que nossa única função é somente ser o irmão mais velho desta juventude que participa do maior movimento juvenil do mundo: o Movimento Escoteiro.
Não basta somente querer ser chefe
escoteiro, sabemos da nossa importância, para isso temos que nos
preparar, fazendo os cursos de capacitação para dar o verdadeiro
ensinamento que é pelo EXEMPLO.
Bravos, Bravos, Bravíssimos, a todos os Chefes Escoteiros!
“A tarefa do Chefe Escoteiro (que verdadeiramente é interessante) consiste em explorar o íntimo de cada jovem, descobrir a sua personalidade para então encontrar e desenvolver o que é bom, deixando o ruim de lado”.
As palavras acima escritas pelo fundador do Movimento Escoteiro traduzem o quanto é importante e indispensável o trabalho voluntário do “Chefe Escoteiro”.
Por que 06 de Agosto é o Dia do chefe Escoteiro?
Na última noite do 1º Jamboree Mundial, em Olímpia, Inglaterra, a 6 de agosto de 1920, Baden-Powell foi proclamado “Escoteiro-Chefe-Mundial”. Em razão disso, algumas associações escoteiras (em especial da Região Interamericana) celebram esse dia como sendo o Dia do Chefe Escoteiro.
O que se espera de um Chefe Escoteiro?
Simplesmente homens e mulheres de boa vontade, adultos e jovens adultos, que possuam maturidade e equilíbrio pessoal, e que gozem de liberdade para inovar porque conhecem o método escoteiro, são capazes de compartilhar um projeto para o futuro, sabem motivar e gerar compromissos e estão conscientes de que são responsáveis pela execução de uma tarefa educativa em benefício dos jovens, em cujo desempenho eles se desenvolvem como pessoas.
Quem é o chefe escoteiro no dia a dia?
É uma criatura indefinida pelos psicólogos, mal compreendida por outros adultos, adorada pelos jovens, respeitado pelos pais e um ilustre desconhecido pelo resto da sociedade.
O chefe é uma combinação de médico, advogado, embaixador, juiz, ajudante de cozinheiro, técnico, professor, cozinheiro e psicólogo.
Ele é o humorista nas crises, o médico nas emergências, o maestro nas atividades musicais, e mesmo não sendo, se faz líder para abrilhantar o dia a dia dos jovens.
Ele está sempre pronto para consertar um jeans rasgado, uma amizade partida, um coração estraçalhado, narizes sangrando, cadarços e tênis arrebentados. Nos seus talentos incluem-se localizar cuecas, camisas ou meias perdidos, arrumar alças de mochilas, tocar violão, improvisar sacos de dormir e capas de chupa, mostrar o prazer das atividades apesar do cansaço.
É sempre um amigo para ir ao banheiro numa fria e úmida madrugada.
Espera-se dele que garanta a saúde de todos, mesmo estando gripado com o nariz vermelho de Sol, band-aid no dedão, picadas de abelha e cicatrizes por todo o corpo.
Por tudo isso ele não é pago, não recebe um tostão sequer pela gasolina ou ônibus para voltar para casa, um par novo de tênis, ligações telefônicas.
Porém, o retorno que recebe dos jovens com os quais lida, é a melhor remuneração que se pode ter, principalmente, porque ele sabe que está contribuindo para a formação de melhores cidadãos e consequentemente, para um mundo melhor.
SEMPRE ALERTA PARA SERVIR O MELHOR POSSÍVEL!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.