BLOG DO EDINHO SOARES: PROTESTO NO MAR DA RÚSSIA

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PROTESTO NO MAR DA RÚSSIA




 
Milhões de pessoas ao redor do mundo têm apoiado a nossa campanha internacional contra a exploração de petróleo no Ártico. E é justamente esse estímulo que nos faz levar toda a nossa força para um dos lugares mais inóspitos do planeta. Com o seu apoio – e também representando você –, o nosso navio quebra-gelo, o Arctic Sunrise, está neste momento no mar de Barents, ao norte da Rússia, protestando contra a gigante petrolífera Rosneft, que contratou uma embarcação para realizar testes sísmicos na região, atrás do óleo negro.
Esse tipo de teste usa ondas sonoras geradas por canhões de ar para criar mapas detalhados das áreas submarinas, que determinam os locais para perfuração e exploração de petróleo. Atividades como estas geram impactos significativos sobre os animais selvagens da região. O Mar de Barents é o lar de baleias, morsas e ursos polares.
No início desta manhã, o Greenpeace abordou o navio, exigindo que ele parasse as operações imediatamente. A Rosneft assinou, recentemente, acordos com outras companhias petrolíferas internacionais, incluindo a ExxonMobil, BP e Statoil, para perfuração conjunta no mar ártico.
Neste momento, o Ártico está sob um ataque petroleiro como nunca visto antes. Para tentar conter essa investida, o Greenpeace está em campanha para a proibição da perfuração offshore no Ártico e na área desabitada ao redor do Polo Norte. Nosso desejo é que a região seja declarada um santuário global. Participe dessa corrente pela proteção de um dos ecossistemas mais frágeis do mundo.
Nas próximas semanas, o Greenpeace e as milhões de pessoas que apoiam a campanha estarão desafiando a Rosneft e outras empresas no mar, em terra e online. A exploração de petróleo no duro e imprevisível ecossistema ártico é extremamente arriscada. E esse risco o meio ambiente não pode se dar ao luxo de correr.

Junte-se a nós. O Ártico merece a sua atenção e ajuda.
Renata Nitta
Coordenadora da Campanha Clima e Energia
Greenpeace
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.