BLOG DO EDINHO SOARES: MAIS DE 1.100 PREFEITOS E GESTORES TÊM CONTAS JULGADAS IRREGULARES EM OITO ANOS PELO TCE; VEJA A LISTA

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

MAIS DE 1.100 PREFEITOS E GESTORES TÊM CONTAS JULGADAS IRREGULARES EM OITO ANOS PELO TCE; VEJA A LISTA

Relação foi entregue, nesta sexta (14), ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e vai orientar as decisões com base na lei da Ficha Limpa.

Uma lista com nomes de 1.146 prefeitos e gestores públicos que tiveram contas rejeitadas foi entregue ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), nesta sexta-feira (14), pelo Tribunal de Contas do estado (TCE-PE). Esta relação tem, ao todo, 1.148 contas consideradas irregulares, nos últimos oito anos. Uma prefeitura, segundo o TCE, pode ter mais de uma rejeição.

De acordo com o TCE, isso deverá ajudar os juízes eleitorais a definir os candidatos que vão ficar inelegíveis nas próximas eleições, com base na Lei da Ficha Limpa. A relação também pode ajudar o eleitor na escolha dos futuros gestores e parlamentares, no momento do voto.

A lista será analisada pelos juízes eleitorais, que vão decidir pela inelegibilidade ou não dos candidatos. A partir do momento em que os políticos indicados pelos partidos formalizarem o pedido de registro de candidaturas, o Poder Judiciário Eleitoral poderá apreciar os casos concretos e dizer se há condição de inelegibilidade de alguns deles. 

Confira a lista de prefeitos com contas irregulares

O envio da relação atende à Lei Federal nº 9.504/97. A norma determina aos Tribunais de Contas, nos anos em que se realizarem eleições, entreguem essas informações à Justiça Eleitoral.

O documento foi encaminhado pelos conselheiros Dirceu Rodolfo de Melo Júnior e Ranilson Ramos, presidente e vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Reportagem: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.