BLOG DO EDINHO SOARES: EM REUNIÃO COM GOVERNADOR, PREFEITOS DE PERNAMBUCO MOSTRAM PREOCUPAÇÃO SOBRE VOLTA ÀS AULAS DURANTE PANDEMIA

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

EM REUNIÃO COM GOVERNADOR, PREFEITOS DE PERNAMBUCO MOSTRAM PREOCUPAÇÃO SOBRE VOLTA ÀS AULAS DURANTE PANDEMIA

Em assembleia da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o governador Paulo Câmara, o secretário de Saúde, André Longo e o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio apresentaram aos prefeitos pernambucanos o planejamento do Estado para a volta às aulas. Na oportunidade, também foram informados dados preliminares sobre a proliferação do novo coronavírus em diferentes regiões do Estado e os gestores se mostraram preocupados com a retomada do ensino presencial.

Em primeiro momento, o governador Paulo Câmara fez um panorama da situação do coronavírus no Estado e concluiu que a região do Sertão do Araripe é que a que requer mais cuidados. Segundo o secretário de saúde, André Longo, "esperávamos que o avanço positivo ocorresse de forma uniforme em todo o Estado, mas, no Sertão do Araripe, os números não nos agradam. No entanto, nós temos investido muito na ampliação da testagem e agora estamos trabalhando para trazer ao Estado a testagem em massa", salientou.

No tocante à volta as aulas, o secretário de Educação, Fred Amancio fez uma apresentação do plano de retomada aos prefeitos e afirmou que a ação só será possível caso os dados epidemiológicos do Estado continuem em queda. "A gente só vai retomar com as aulas se os números epidemiológicos continuarem evoluindo de maneira positiva. A educação tem um papel importante na sociedade, pois quanto mais tempo os alunos estão fora da escola, mais cresce a desigualdade. Estimamos um aumento da evasão escolar e será um desafio grande trazer os alunos de volta", comentou.

O prefeito de Carpina, Manoel Botafogo, afirmou que "um levantamento foi feito e constatamos que 80% dos pais não levarão as crianças para as escolas". Essa foi a mesma observação da prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, que também se mostrou preocupada com a queda de arrecadação do Fundeb, "o que estamos recebendo só dá pra pagar a folha de pagamento, tivemos uma queda aqui em São Bento de R$ 2,5 milhões", enfatizou a gestora. Os prefeitos também mostraram consonância com a não retomada das aulas ainda este ano, "um ano se perde e se recupera, a vida nós não podemos perder", afirmou o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis.

Reportagem: Diário de Pernambuco

Continue lendo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.