O Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde de Orobó, lançou, as ações de combate a hanseníase em alusão ao dia mundial de luta contra a doença.
A Secretaria de Saúde do município realizará ações a partir de agora até o término da campanha. Serão oferecidas orientações sobre a doença, com distribuição de panfletos e coleta de sangue para diagnosticar a doença.
A hanseníase é considerada um dos principais desafios da saúde pública e o diagnóstico precoce é fundamental para a redução da transmissão e do risco de desenvolvimento de incapacidades físicas. O tratamento é um direito de todo indivíduo, garantido pelo Sistema Único de Saúde.
O programa de Controle da Hanseníase em Orobó está descentralizado na Secretaria de Saúde.
A Hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, que ataca os nervos e a pele, podendo ainda afetar outros órgãos como fígado, os testículos e os olhos. A doença tem tratamento e cura, mas com diagnóstico tardio e sem tratamento adequado, pode evoluir para graves deformações em áreas do corpo. Uma pessoa que apresente a forma infectante da doença e que esteja sem tratamento, poderá transmiti-la a outras pessoas com quem tenha contato direto e prolongado.
Alguns sintomas da hanseníase são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo, diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato, caroços e inchaços pelo corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.