O encontro visa auxiliar os gestores públicos municipais a desenvolverem projetos de segurança e conhecerem novas tecnologias na área A Alfa Sense, líder nacional em sensoriamento óptico no Brasil, é a patrocinadora oficial da série de Workshops ‘Sociedade Inteligente e Segura’ (SIS) que acontecerão em São Paulo e Pernambuco. O encontro é uma oportunidade para gestores municipais interagirem diretamente com soluções modernas por meio de experimentações práticas, promovendo a integração entre os setores público e privado. A próxima edição do evento acontece no Auditório da UNIFAVIP, em Caruaru - Pernambuco, de 9 a 11 de abril, das 8h às 17h.
Idealizado pelo coronel Paulo Ramalho, da reserva da Polícia Militar de São Paulo e fundador da Slalom Consultoria e Treinamento, o evento busca fortalecer a segurança municipal e fomentar projetos que valorizem a vida, o patrimônio e a construção de uma sociedade mais segura e inteligente.
“O evento possui três pilares centrais: a responsabilidade individual com a própria segurança e de sua família, a organização de bairros, casas/condomínios e empresas para garantir, principalmente a proteção nos deslocamentos diários e a melhoria contínua da gestão municipal, visando implementar o conceito do município inteligente, aumentando o protagonismo do gestor municipal. O movimento visa promover o uso de tecnologia para compartilhar informações e melhorar serviços públicos garantindo mais segurança",explicou o policial militar.
Segundo Ramalho, a realização de um evento dessa magnitude só foi possível graças à forte presença da Alfa Sense. “Conheci a Alfa Sense há apenas dois anos e fiquei impressionado com o caráter disruptivo de suas soluções. A escolha pela empresa foi baseada na inovação e na eficácia de suas tecnologias. A solução da fibra ótica sensitiva, em particular, me encantou, pois resolve de forma eficiente e integrada problemas complexos de segurança. A possibilidade de aplicar essa tecnologia tanto em muros quanto no solo, aliada à integração com drones para monitoramento em tempo real, torna essa solução um diferencial estratégico para os municípios", enfatizou.
Para esta edição do evento, além de palestras sobre suas soluções, a deep tech irá apresentar um equipamento inovador projetado especialmente para essa ocasião e que permitirá exibir de forma dinâmica e interativa todas as funcionalidades do premiado Fence Lite MAX®, solução desenvolvida para atender especialmente o setor de governo. O equipamento oferece proteção de até 4,8 quilômetros de fibra sensível em 4 zonas diferentes de até 1,2 quilômetro cada e poderá ficar até 10 quilômetros de distância do local a ser protegido.
Segundo Hamilton Luiz, CEO da Alfa Sense, os participantes poderão experimentar na pratica a nossa solução através de um novo equipamento de demonstração, desenvolvido exclusivamente para este importante evento, permitirá aos participantes testar na hora como a tecnologia atua em diferentes tipos de cenários simultaneamente com 100% de precisão, ou seja, sem falso positivo em campo.
“O objetivo é que os gestores compreendam, na prática, de forma simples, o valor agregado da tecnologia. Mostrando como a solução pode transformar a gestão pública, elevando o nível de segurança, aumentando a eficiência e reduzindo custos operacionais e, assim, tornando a máquina pública mais eficiente para a população com ênfase na possibilidade de trazer inovação para o setor público”, afirma.
Hamilton Luiz destaca que a tecnologia inovadora da Alfa Sense foi desenvolvida para atender aos mais rigorosos padrões de segurança pública estabelecidos pelo governo, sendo pioneira no Brasil e a única fabricante do Sistema de Alarme por Sensoriamento Óptico Fence Lite Max, certificado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE). Equipado com tecnologia de interferometria óptica de última geração, o sistema oferece alta precisão na detecção de intrusões e tentativas de evasão, e é amplamente utilizado na proteção perimetral de instalações estratégicas.
“Essa exclusividade está respaldada pela Lei.14.133/21, mais especificamente em seu artigo 74, que estabelece a ‘inexigibilidade de licitação quando inviável a competição, mediante atestado de exclusividade’. Desta forma, permitindo aos órgãos governamentais que realizem aquisições com dispensa de licitação, acelerando a implementação de soluções avançadas para segurança pública e patrimonial, com eficiência e eficácia. A tecnologia tem um diferencial estratégico significativo para os órgãos governamentais, ao viabilizar a implementação de sistemas de segurança de alto desempenho sem os atrasos e desafios burocráticos típicos de processos licitatórios. Ela garante que os órgãos públicos tenham acesso a equipamentos certificados, com elevada confiabilidade e suporte técnico especializado”, argumenta Hamilton Luiz.
O coronel Ramalho, por sua vez, diz que a expectativa é que a iniciativa não apenas fortaleça a segurança municipal, mas também incentive a gestão pública a ser mais eficiente e tecnológica, promovendo benefícios concretos para a população. “A segurança sempre foi tratada no âmbito federal e estadual, mas percebemos há mais de dois anos, que os municípios precisam assumir um protagonismo maior. E assim surgiu o movimento Sociedade Inteligente e Segura (SIS), buscando unir setor público e privado para melhorar a segurança nas cidades junto às esferas estadual e federal. O foco é unir os governos”, ressalta o policial militar.
Para mais informações sobre o evento ou outras edições, entre em contato com o Coronel Ramalho: contato@slalom.com.br / (11) 99920-9100.
Inscrições pelo site: https://lets.events/e/workshop-sociedade-inteligente-e-segura-sis-01-caruaru-9-4-25/