Foto - Edinho Soares - Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, na Cerimônia do IDEPE, no Palácio do Campo das Princesas, em Recife-PE |
Resultado geral do estado cresceu e agora é 4.7; cerimônia aconteceu no
Palácio do Campo das Princesas e contou com gestores das escolas premiadas
Na manhã desta quarta-feira (7), gestores, professores e estudantes das
Redes Municipais e da Rede Estadual se reuniram no Palácio do Campo das
Princesas, no Recife, para participar da divulgação do resultado e da premiação
dos destaques no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco
(IDEPE). A solenidade é um dos eventos mais importantes do calendário da
educação pública de Pernambuco e tem como objetivo valorizar o trabalho das
escolas, Gerências Regionais de Educação (GREs) e municípios que obtiveram bons
desempenhos educacionais.
Pernambuco mais uma vez superou a média nacional, que é de 3,5, e
conquistou a nota 4,7 no desenvolvimento da educação do estado em 2018,
demonstrando crescimento em comparação com 2017, quando a nota foi de 4,5. Além
disso, Pernambuco se destaca em outros indicadores, como menor taxa de abandono
escolar do país, maior taxa de aprovação do Ensino Médio e maior rede de ensino
integral do Brasil. Vale destacar também que o estado apresenta apenas 11
escolas com média 3,0, quando em 2014 contava com 149 escolas abaixo dessa
média, apontando uma redução de 98%. A próxima meta da Secretaria de Educação e
Esportes do Estado é de não apresentar escolas abaixo dessa nota.
Outro indicador importante divulgado durante a cerimônia foi a evolução
das escolas com média 6,0. Em 2014, apenas uma escola obteve esse resultado. Em
2016, eram 13 e, atualmente, são 48. Para maior alegria do estado a nota 6,0 já
não é mais referência para a avaliação, tendo em vista o crescimento das
escolas. A nova nota estabelecida pela pasta será 7,0. Atualmente, nove escolas
estão com nota acima dessa média.
O Prêmio IDEPE existe desde 2015 e é divulgado anualmente, sendo um
momento de grande expectativa para gestores e professores das redes estaduais e
municipais do Estado. Ao todo, 14 categorias fizeram parte desta edição. Para
os municípios e escolas municipais, o prêmio reconheceu os três que mais se
destacaram no Ensino Fundamental Anos Iniciais e no Ensino Fundamental Anos
Finais. As escolas da Rede Estadual foram certificadas em maior evolução e
maior IDEPE nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As escolas
estaduais em parceria foram reconhecidas nos Anos Finais do Ensino Fundamental
e no Ensino Médio. Na mesma proporção das escolas da rede, as Gerências
Regionais de Educação (GREs) foram agraciadas em maior evolução e melhor IDEPE.
A novidade desta edição foi a premiação para os municípios com maiores
crescimentos nos anos iniciais e nos finais do ensino fundamental, bem como
para as escolas da rede estadual com maiores crescimentos no desempenho.
Pelo quinto ano consecutivo a Gerência Regional de Educação (GRE) Vale do
Capibaribe levou o prêmio na categoria Melhores Resultados no Ensino Médio, com
nota 5,49. Para a gestora da GRE, Edjane Ribeiro, o fruto desse resultado é a
formação continuada dos professores. “São muitas ações que nós realizamos nas
escolas e a formação dos professores é essencial para conseguir atingir esse
resultado. A gente vem fazendo um trabalho de sensibilização com os estudantes
mostrando para eles a importância da avaliação, de estar dentro da sala de aula
e absorver os conteúdos que são oferecidos. Além disso, nós trabalhamos a
sensibilização dos professores de forma que eles se sintam importantes na vida
dos estudantes”, considerou.
Além de reconhecer o trabalho dos profissionais da área de educação, os
resultados do IDEPE são usados para premiar aqueles que cumprem as metas para o
indicador estadual, por meio do Bônus de Desempenho Educacional (BDE).
“A gente fica muito feliz em trazer esses números e poder apresentar para
todos e comemorar juntos os avanços da educação do estado de Pernambuco. Eu
costumo dizer que mais importante do que apenas apresentar o resultado absoluto
dos números é a gente perceber que a rede está sempre avançando. E o Prêmio
IDEPE é exatamente para valorizar o desempenho e o trabalho que é desenvolvido
na educação em todo estado, seja ele nas escolas municipais ou nas escolas estaduais”,
enfatizou o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio.
Na categoria Melhor Resultado no Ensino Médio, a Escola de Referência em
Ensino Médio (EREM) Cônego Olímpio Torres, localizada em Tuparetama, no Sertão
de Pernambuco, conquistou o título com média 7,9. No ano anterior, a unidade de
ensino ocupou a sexta colocação. De acordo com a gestora da escola, Núbia
Mamede, o comprometimento da equipe com os estudantes fez toda a diferença. “É
um trabalho progressivo e gradativo. É um trabalho que a gente vem construindo
ano após ano. Este prêmio antes de mais nada é de uma equipe muito comprometida
com a educação de Tuparetama”, avaliou. Atualmente, a unidade de ensino atende
cerca de 205 estudantes.
De acordo com o governador do estado, Paulo Câmara, o Prêmio IDEPE é o
reconhecimento do trabalho dos professores. “Pernambuco tem conseguido melhorar
a cada ano. A gente vê que os indicadores mostram isso seja na avaliação, na
diminuição da taxa de abandono ou no aumento da taxa de aprovação. Então, é
continuar nessa construção e continuar cada vez mais juntos, com mais gestão,
com mais parcerias e focando cada vez mais na alfabetização”, destacou.
O IDEPE é o índice que avalia o desempenho da educação do estado de
Pernambuco e utiliza a mesma metodologia e o mesmo sistema do Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele é um indicador que conjuga ainda
dois outros resultados importantes: a proficiência dos estudantes do ensino
Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e do Ensino Médio, que é o resultado do
desempenho da aprendizagem desses alunos; e o fluxo escolar, que congrega a
maior aprovação dos estudantes e a busca incessante para reduzir reprovação e
abandono escolar.
Os resultados do indicador estadual são calculados com base no Sistema de
Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), que mede anualmente o grau
de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas
essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de ser uma importante
ferramenta para a gestão escolar.
A instituição responsável pelo Saepe e pelo Idepe é o Centro de Políticas
Públicas e Avaliação da Educação (CAED), da Universidade Federal de Juiz de
Fora (UFJF), que também é uma das responsáveis pelo Sistema de Avaliação da
Educação Básica do Brasil (SAEB) e pelo IDEB, do Ministério da Educação.
Créditos: Marlon Diego
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