BLOG DO EDINHO SOARES: DEPOIS DE PRETA GIL SE ACENDE UM ALERTA: CONHEÇA OS PRINCIPAIS SINTOMAS DO CÂNCER DE INTESTINO

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

DEPOIS DE PRETA GIL SE ACENDE UM ALERTA: CONHEÇA OS PRINCIPAIS SINTOMAS DO CÂNCER DE INTESTINO

Preta Gil descobriu o câncer de intestino após dar entrada em hospital desmaiada com desconforto abdominal. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura

A cantora Preta Gil revelou, nesta terça-feira (10/1), que foi diagnosticada com câncer de intestino. Pelas redes sociais, ela contou que foi internada na última semana, depois de sentir um desconforto abdominal.

“Graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Tenho um adenocarcinoma na porção final do intestino”, escreveu a filha de Gilberto Gil.

O câncer de intestino, também conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal, abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto – final do intestino, imediatamente antes do ânus – e ânus.

Sintomas

O paciente deve ficar atento ao perceber os primeiros sinais e sintomas comuns da doença. O diagnostico precoce é um dos fatores que contribuem para o sucesso do tratamento. Eles podem incluir:

Sangue nas fezes;

Diarreia e prisão de ventre alternados;

Dor ou desconforto abdominal;

Fraqueza e anemia;

Perda de peso sem causa aparente;

Alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas) e

Massa abdominal (tumoração).

Oncoclinicas Brasília, explica que esse tipo de tumor é considerado silencioso. Quando os sintomas começam a surgir, em geral são inespecíficos. O Instituto Nacional de Câncer (Inca), lembra ainda que, em muitos casos, eles podem ser causados por outros problemas do trato intestinal que não um câncer, mas é importante que sejam investigados por um médico, principalmente se não melhorarem em alguns dias.

“Quando o tumor produz vários sintomas associados, muitas vezes já está em uma fase mais avançada, por isso a importância de uma investigação assim que notar alguns dos sintomas e também de fazer exames de rastreamento”, afirma Correia.

O diagnóstico pode ser feito por exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos após o indivíduo notar os sintomas sugestivos da doença ou durante o rastreamento de pessoas pertencentes a grupos com maior risco de desenvolver a doença.

O rastreamento dos tumores de cólon e reto pode ser realizado pela pesquisa de sangue oculto nas fezes e endoscopias, incluindo colonoscopia ou retossigmoidoscopias.

Tratamento

Preta informou que iniciará o tratamento na próxima segunda-feira (16/1). O câncer de intestino é tratável, com chances de cura na maioria dos casos, especialmente quando detectado antes de se espalhar para outros órgãos.

A abordagem depende do tamanho, localização e extensão do tumor. A cirurgia de retirada da parte do intestino afetada e os gânglios linfáticos dentro do abdome é indicado como tratamento inicial.

Ele também pode incluir radioterapia associada ou não à quimioterapia para diminuir a possibilidade de recidiva do tumor. O paciente deve seguir com o acompanhamento médico para fazer o monitoramento de recidivas ou novos tumores.

Reportagem: Bethânia Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.