BLOG DO EDINHO SOARES: HOSPITAL OSWALDO CRUZ E ONG RECEBERÃO DOAÇÕES DE MAMOGRAFIAS

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

HOSPITAL OSWALDO CRUZ E ONG RECEBERÃO DOAÇÕES DE MAMOGRAFIAS

Dra. Mirela Ávila, médica especialista em diagnóstico por imagem de mama

Ação será realizada pelo Centro de Diagnóstico Lucilo Ávila e faz parte da campanha do Outubro Rosa, de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama.

No mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Centro de Diagnóstico Lucilo Ávila

vai doar mamografias para duas instituições pernambucanas: a ONG CasaRosa e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), da Universidade de Pernambuco (UPE). Serão 100 doações, sendo 50 para a CasaRosa e 50 para o hospital da rede estadual. A ação social será impulsionada pelas redes sociais do Lucilo Ávila. O compartilhamento da hashtag #depeitoaberto, tema da campanha de alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do Outubro Rosa, vai gerar doações.

No Recife, a CasaRosa acolhe e dá assistência para mulheres vindas do interior de Pernambuco para tratamento do câncer. Comandada por Bruna Trajano, Cristina Maranhão e Kadja Camilo, a instituição atua desde 2014 na Encruzilhada, Zona Norte da cidade. Por meio de palestras, ações em empresas e vendas de produtos institucionais, a ONG arca com alimentação, acomodação e atendimento com psicólogos e nutricionistas, contando sempre com doações e trabalho voluntário. O Centro de Oncologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz também atende mulheres vindas de todas as regiões do estado.

Câncer de mama

Quando descoberto nos estágios iniciais, a chance de cura do câncer de mama é de 95%. O diagnóstico precoce pode ser feito por meio de mamografias, acima dos 40 anos, e ultrassonografia, em pacientes mais jovens. No mês do Outubro Rosa, o Lucilo Ávila Diagnóstico, incentiva a busca pelos exames capazes de detectar o câncer de mama. “De peito aberto para o exame” é o tema da campanha deste ano, cujo objetivo é encorajar as mulheres, que já encaram tantos desafios na vida pessoal e no âmbito profissional, a trocarem o medo de uma possível confirmação da doença pelo conhecimento de que o diagnóstico precoce é capaz de salvar vidas. É um chamado para que as mulheres empoderadas não negligenciem a saúde.

“No Brasil, o câncer de mama acomete uma em cada 12 mulheres até os 90 anos. O diagnóstico precoce depende muito de a mulher estar informada e realizar todos os passos para buscar detectar a doença na fase mais inicial. Quando diagnosticado em estágio inicial, conseguimos um percentual de cura acima de 95%. Em fase mais avançada, esse percentual cai e os tratamentos são mais agressivos”, afirma a médica radiologista Mirela Ávila, especialista em diagnóstico por imagem da mama.

O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e está entre as quatro principais causas de morte prematura - antes dos 70 anos - na maioria dos países. Para o Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 66.280 casos novos de câncer de mama para cada ano do triênio 2020-2022, sendo o segundo tipo mais comum no país, junto ao câncer de próstata e atrás apenas do de pele não melanoma. O Inca prevê 2.390 novos casos de câncer de mama até o fim do ano em Pernambuco, sendo 560 ocorrências no Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.