BLOG DO EDINHO SOARES: PÁSCOA, CHOCOLATE E SAÚDE

quarta-feira, 21 de março de 2018

PÁSCOA, CHOCOLATE E SAÚDE

Consumidos em excesso, alimentos da Semana Santa pode causar complicações no aparelho digestivo

Tradicionalmente, no período entre meses de março e abril, aumenta significativamente o consumo de peixes, vinhos, chocolate e aperitivos pascais, devido a simbologia da data. Trocar a carne vermelha pelo peixe é bastante saudável, porém com a grande procura por peixes antes e durante a Semana Santa, é preciso ficar atento para não acabar comprando peixes de má qualidade. “A escolha e o preparo dos peixes ou frutos do mar exigem cuidados essenciais para evitar o risco de intoxicação”, afirma a nutricionista Stella Bezerra, do Hospital Jayme da Fonte.

Na hora de escolher o pescado, é importante observar se as guelras estão limpas, vermelhas e brilhantes e se o corpo está firme e limpo, sem areia, plástico, moscas, etc. Os olhos também não devem estar opacos, secos ou murchos, observar se o cheiro é característico do produto, assim como a forma de acondicionamento é correto em lugar limpo e sob refrigeração. Depois de comprados, também é fundamental ter o cuidado com o armazenamento e a preparação. A nutricionista ressalta ainda o excesso no consumo de doces, vinho e alimentos à base de leite de coco durante o período da Semana Santa, podem contribuir para o aumento da ingesta calórica, sobrecarregando o organismo.

Stella também lembra que o consumo de chocolate durante o período que antecede a Páscoa costuma, por vezes, sair do controle. Pesquisas já vêm mostrando que o produto pode, sim, fazer bem à saúde, uma vez que possui compostos capazes de promover a sensação de bem-estar, além de ofertar antioxidantes e reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, mas é importante salientar que estes benefícios dependem da qualidade do chocolate consumido. Para adultos e crianças, conforme explica a profissional, o consumo excessivo de chocolate pode gerar inconvenientes como diarreia, náuseas e má digestão. O consumo excessivo um longo prazo de forma constante, podem levar ao aumento colesterol, triglicérides e da glicemia, além de contribuir para o aumento do peso corporal.

 O recomendado, lembra Drª Stella, é comer um pouco de chocolate por vez, preferindo a versão amarga com alta concentração de cacau e redução de açúcares, evitando porções acima de 30g/dia, assim como versões de ovos de páscoa recheados.

O segredo manter os cuidados básicos é consumir tudo com moderação para aproveitar a festa da Paixão de maneira saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.