BLOG DO EDINHO SOARES: BLECAUTE CORTA 22,5% DA CARGA NO BRASIL; NORTE E NORDESTE TÊM MAIOR IMPACTO, DIZ ONS

quarta-feira, 21 de março de 2018

BLECAUTE CORTA 22,5% DA CARGA NO BRASIL; NORTE E NORDESTE TÊM MAIOR IMPACTO, DIZ ONS


Um blecaute de grandes proporções levou ao desligamento de 22,5 por cento da carga de energia do sistema brasileiro às 15h40 desta quarta-feira, com maior impacto no Norte e no Nordeste, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Com o problema nessas regiões, houve posteriormente um corte automático da energia também para consumidores nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, adicionou o órgão do setor elétrico.

Já havia sido registrada até às 16h15 uma recomposição praticamente total do fornecimento no Sul, no Sudeste e Centro-Oeste, mas o Norte e Nordeste ainda seguiam no escuro até então.

"As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas", afirmou em nota o ONS, responsável pela operação do sistema elétrico.

Mais cedo, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), ex-presidente da Chesf, subsidiária da Eletrobras, disse no Twitter que o desligamento foi causado por uma "falha nos testes" da linha de transmissão que escoa a energia da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

A Eletrobras e a chinesa State Grid, responsáveis pela linha que escoa a energia de Belo Monte, não responderam de imediato a pedidos de comentário.

Segundo o ONS, uma "perturbação" no sistema levou ao desligamento de cerca de 18 mil megawatts principalmente no Norte e Nordeste, enquanto nas demais regiões o corte foi de 4.200 megawatts.
Reuters/Por Luciano Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.