BLOG DO EDINHO SOARES: LIVRO REÚNE HISTÓRIAS DO RIO PAJEÚ CONTADAS POR POETAS DO SERTÃO

sábado, 25 de janeiro de 2014

LIVRO REÚNE HISTÓRIAS DO RIO PAJEÚ CONTADAS POR POETAS DO SERTÃO

A poesia e a história do Rio Pajeú contadas por quem melhor entende do assunto: os poetas. Este é o mote do livro “O rio que não passa”, lançado na última quinta-feira no Gabinete Português de Leitura. Com fotos de Tuca Siqueira e textos de Inácio França, Cida Pedrosa e Alexandre Ramos, a obra é uma compilação de 26 histórias coletadas entre 2010 e 2011 com poetas reconhecidos e anônimos, jovens e consagrados.

É muita gente com história para contar e o rio permeia a poesia e a vida dos poetas. Passagens que não constam na história oficial, mas que revelam muito mais que a própria história. Foram tais poetas que a equipe de “O rio que não passa” buscou.

Com o objetivo de resgatar e documentar histórias da relação entre o Rio Pajeú, a poesia e a vida dos poetas, a equipe conversou com dezenas de pessoas até chegar às 26 histórias que compõem o livro. São relatos que, nas suas entrelinhas, contam detalhes sobre os municípios, a economia e a história local, a convivência com o semiárido, relações de trabalho, festas populares, entre outros aspectos.
Para coletar os relatos que foram publicados em “O rio que não passa”, a equipe de produção passou pelos municípios de Brejinho, Itapetim, São José do Egito, Tabira, Tuparetama, Carnaíba, Flores, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira e Floresta.

“O rio que não passa” foi aprovado no edital do Funcultura 2009 e tem o apoio da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.