BLOG DO EDINHO SOARES: USO DE DESCONGESTIONANTES E ANTIGRIPAIS PODEM ACENTUAR OUTRAS DOENÇAS

terça-feira, 21 de março de 2017

USO DE DESCONGESTIONANTES E ANTIGRIPAIS PODEM ACENTUAR OUTRAS DOENÇAS

É prática quase corriqueira no dia a dia da maioria da população, a  chamada automedicação. A crença em busca da cura de determinados  sinais e sintomas que podem afetar a saúde do indivíduo, faz com que  esta prática ainda hoje seja comum. A falta de controle mais efetivo e  rigoroso por parte dos órgãos competentes, assim como o  desconhecimento da população acerca deste fato, possibilita a  aquisição de medicamentos sem receita médica (sem a consulta de um  médico para tal).

Segundo Dr. Marco Antônio, Hospital Esperança – Rede D´Or São Luiz, um  grupo de medicamentos que está inserido neste contexto, são os  descongestionantes nasais e antigripais. “Os descongestionantes nasais  podem ser extremamente prejudiciais à saúde de várias pessoas. Tendo como princípio básico uma "vaso dilatação" momentânea das vias  respiratórias, a maioria destas medicações provocam um alívio imediato  dos sintomas, entretanto, às custas de possíveis efeitos colaterais”,  alerta o médico.

Nem todos têm conhecimento, mas o uso indiscriminado e sem orientação médica dos famosos antigripais e dos remédios que vêm em versão dia e  noite podem não apenas gerar um efeito rebote (em que quanto mais se  usa, mais se aumenta o problema), mas também ocasionar problemas mais sérios. “O aumento da pressão arterial sistêmica; aumento dos batimentos cardíacos, que pode induzir ao aparecimento de arritmias  cardíacas; irritação dos locais onde frequentemente sã aplicados;  dependência da medicação; e até a presença de choque e parada cardíaca em situações mais raras, são alguns dos problemas que podem surgir” ressalta o médico.


Portanto, o alerta dos médicos é o mesmo dos nossos avós, todo cuidado é pouco, por isso a orientação é procurar um médico para que o ele possa dar as orientações corretas. O uso frequente deste tipo de medicação pode acarretar danos à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.