BLOG DO EDINHO SOARES: MUNICÍPIO DE OROBÓ É DESTAQUE EM GESTÃO DE SAÚDE REGIONAL

quinta-feira, 25 de abril de 2019

MUNICÍPIO DE OROBÓ É DESTAQUE EM GESTÃO DE SAÚDE REGIONAL

Atualmente no Brasil a saúde pública tem sido um desafio para os prefeitos, principalmente aqueles de cidades de pequeno porte, devido as dificuldades dos repasses das verbas públicas, estadual e federal.  Sabemos que deve haver ações em gestão dos serviços de saúde com participação dos três entes da Federação: a União, os Estados e os municípios. O sistema Único de Saúde (SUS) engloba várias áreas, a exemplo, a atenção básica, hospitalar, serviços de urgência e emergência, vigilâncias epidemiológicas, sanitária, ambiental, dentre outras. Porém, a maior responsabilidade fica a cargo dos gestores municipais.

Orobó no Agreste Setentrional de Pernambuco, tem se destacado na área da saúde, segundo Fátima Duarte, coordenadora do PNI (Programa de Imunização Nacional), da II Geres, setor Limoeiro, o município tem cumprido a meta de vacinação. “Na cobertura vacinal, com as crianças, Orobó tem alcançado 100%, em outras áreas, dentre os 20 municípios da nossa Gerência, esse, está de parabéns pela avaliação dos indicadores”, afirmou. Duarte, ainda ressaltou o trabalho da equipe da secretaria municipal de saúde, que está sempre atenta solicitando orientação para um melhor desempenho.  

Fabianni Menezes, coordenador Regional da II Geres em Saúde, com sede em Limoeiro, também falou sobre os municípios que integram a região, dentre eles, Orobó. Para ela, quando as secretarias e conselhos municipais, participam de audiências, conferencias e Geres Itinerantes, ajudam, facilitando os repasses para que tenham melhor desenvolvimento. Conforme informações repassadas da atual gestão municipal, o primeiro semestre desse ano, houve várias ações voltadas para a saúde dos oroboenses, trabalho esse, que acontece todos os anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.