BLOG DO EDINHO SOARES: AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE OROBÓ RECEBEM CAPACITAÇÃO, COM O TEMA: TUBERCULOSE

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE OROBÓ RECEBEM CAPACITAÇÃO, COM O TEMA: TUBERCULOSE

Com objetivo de qualificar ainda mais os Agentes Comunitários de Saúde, a administração municipal por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira, (12), uma capacitação com todos os agentes comunitários de saúde do município de Orobó.

O evento foi realizado no Portal de Inclusão Digital, e contou com a presença do prefeito Cléber Chaparral, a primeira-dama Juliana de Chaparral, o vice-prefeito Biu Abreu, a secretária de saúde Drª Fátima Gabrielle, o coordenador da atenção básica Izaldo Andrade e da gerente de vigilância em saúde Ana Flávia.

Esta formação teve como finalidade prepará-los para atuar junto às comunidades na promoção da saúde e prevenção de agravos na família. 

Na capacitação foi abordado o tema: Tuberculose e seus tratamentos.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria. Esse germe tem algumas características diferentes, sendo melhor chamada de micobactéria. A micobactéria pode infectar vários órgãos, como pulmão, pleura, ossos, sistema nervoso, linfonodos, intestinos, sistema genitourinário. A tuberculose acompanha o ser humano desde a pré história e é muito presente no Brasil.

Como é feito o tratamento da tuberculose

O tratamento para tuberculose é feito com a toma de antibióticos orais, como a Isoniazida e a Rifampicina, que eliminam do organismo a bactéria que provoca o surgimento da doença. Uma vez que a bactéria é muito resistente, é necessário fazer o tratamento por cerca de 6 meses, embora, em alguns casos, possa durar entre 18 meses a 2 anos até se atingir a cura.

Os casos mais fáceis de tratar são os de tuberculose latente, ou seja, quando a bactéria está no corpo mas se encontra adormecida, não causando sintomas, nem podendo ser transmitida. Já a tuberculose ativa é mais difícil de tratar e, por isso, o tratamento pode demorar mais tempo e pode necessário tomar mais do que um antibiótico para atingir a cura.

Os medicamentos utilizados no tratamento variam de acordo com idade do paciente, estado geral de saúde e o tipo de tuberculose.

Tratamento para tuberculose lactente

Existem 3 remédios normalmente utilizados para tratar este tipo de tuberculose, que incluem Isoniazida, a Rifampicina e Rifapentina. O médico geralmente prescreve apenas um destes antibióticos, que deve ser usado durante 6 a 9 meses até que as bactérias sejam completamente eliminadas e o resultado seja confirmado com um exame de sangue.

Embora as bactérias estejam adormecidas, é muito importante fazer o tratamento da tuberculose latente porque a doença pode ficar ativa a qualquer momento, sendo mais difícil de tratar.

Tratamento para tuberculose ativa

Nos casos de tuberculose ativa, o número de bactérias é muito elevado e, por isso, o sistema imune não é capaz de combater a infecção, sendo necessário utilizar uma combinação de vários antibióticos por mais de 6 meses. Os remédios mais utilizados são:

Isoniazida;
Rifampicina;
Etambutol;
Pirazinamida.

O tratamento deve ser continuado mesmo depois dos sintomas terem desaparecido, para garantir a completa eliminação das bactérias. Assim, é essencial respeitar a duração do tratamento indicada pelo médico, devendo-se tomar o remédio todos os dias, sempre na mesma hora e até que o médico diga que já pode parar.

Durante o tratamento da tuberculose pulmonar, que acontece quando a infecção está nos pulmões, é muito importante ter alguns cuidados durante o tratamento, como ficar em casa, evitar o contato próximo com outras pessoas e tapar a boca ao tossir ou espirrar, por exemplo, para evitar transmissão da doença, especialmente durante as primeiras 2 a 3 semanas.

Como é feito o tratamento da tuberculose
Como usar vitamina D para acelarar o tratamento
A vitamina D foi um dos primeiros remédios utilizados para tratar a tuberculose antes da existência de medicamentos específicos para tratar a doença. Antigamente, os pacientes com tuberculose eram expostos à luz do sol e, embora não se conhece a razão pela qual a luz solar funcionava, muitos pacientes melhoravam.

Atualmente, a vitamina D é conhecida como um importante regulador do sistema imune que ajuda as células de defesa a eliminarem proteínas inflamatórias más e a produzirem mais proteínas que de fato ajudam a eliminar bactérias, como as que provocam a tuberculose.

Assim, para melhorar o tratamento ou evitar a infecção por tuberculose, é recomendado aumentar os níveis de vitamina D no organismo através da ingestão de alimentos ricos em vitamina D e exposição solar, com protetor solar adequado e fora das horas de maior perigo.

Efeitos colaterais do tratamento
Os efeitos colaterais no tratamento desta doença são raros, no entanto, como são utilizados antibióticos, é possível o surgimento de efeitos secundários como:

Náuses, vômitos e diarreia frequente;
Perda de apetite;
Pele amarelada;
Urina escura;
Febre acima de 38º C.

Quando surgem efeitos colaterais é aconselhado informar o médico que prescreveu o medicamento, para avaliar se é necessário trocar de remédio ou adaptar a dose do tratamento.

Sinais de melhora

Os sinais de melhora da tuberculose surgem cerca de 2 semanas após o início do tratamento e incluem diminuição do cansaço, desaparecimento da febre e alívio das dores musculares.

Sinais de piora

Os sinais de piora são mais frequentes quando o tratamento não é iniciado a tempo, especialmente nos casos de tuberculose latente em que o paciente não sabe que está infectado, e incluem surgimento de febre acima de 38º C, mal estar geral, suores noturnos e dores musculares.

Além disso, dependendo do local afetado, também podem surgir sintomas mais específicos como tosse com sangue, inchaço do local afetado ou perda de peso.
Colaboração: Dr. Arthur Frazão - Clínico geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.