BLOG DO EDINHO SOARES: AIDS: PERNAMBUCO REGISTRA DIMINUIÇÃO DE CASOS EM CRIANÇAS

terça-feira, 11 de abril de 2017

AIDS: PERNAMBUCO REGISTRA DIMINUIÇÃO DE CASOS EM CRIANÇAS

Um levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) aponta tendência de diminuição de casos de Aids em crianças menores de 5 ano. No ano de 2013, Pernambuco registrou 22 casos de Aids em menores de 5 anos. O número baixou para 16 em 2014 e para 7 em 2015. De acordo com o Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids/Hepatites Virais), as estratégias para a prevenção da transmissão vertical do HIV (quando a criança é infectada pelo vírus durante a gestação, parto ou por meio da amamentação) têm auxiliado nesse panorama.

“Como o quantitativo de casos notificados estava abaixo do esperado, foi realizado um trabalho de busca ativa em unidades de saúde e não identificamos casos que ainda não tivessem sido notificados. Acreditamos que a descentralização da testagem rápida e a aplicação dos métodos preventivos durante o pré-natal, o parto e o pós-parto têm contribuído para que tenha ocorrido essa redução de casos em Pernambuco”, afirma o coordenador do Programa Estadual de IST, François Figueiroa.

As grávidas e seus parceiros sexuais devem ser investigados para as IST durante a gestação, além de serem informados sobre as medidas de prevenção. No caso do HIV, a indicação é que o teste seja realizado na primeira consulta do pré-natal e no início do 3º trimestre, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). “Com o diagnóstico precoce do HIV, a mulher pode iniciar o tratamento normalmente. Assim, é possível praticamente eliminar o risco do bebê nascer infectado”, reforça Figueiroa.

A prevenção contra a transmissão vertical é feita por meio do diagnóstico e início do tratamento precoces, assim como a boa adesão à medicação pela gestante portadora de HIV. Já a medicação da criança começa na sala de parto, preferencialmente na primeira hora de vida.

É preciso lembrar que a mãe não poderá amamentar a criança para evitar os riscos de transmissão da doença por meio do leite materno. Por isso, o SUS fornece a fórmula láctea infantil (1º semestre) no serviço de saúde que a criança será acompanhada.


Reportagem/Fonte: Folha PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.