BLOG DO EDINHO SOARES: FIM DE ANO TRAZ VAGAS DE EMPREGO NO MERCADO DE TRABALHO DE PERNAMBUCO

terça-feira, 13 de outubro de 2020

FIM DE ANO TRAZ VAGAS DE EMPREGO NO MERCADO DE TRABALHO DE PERNAMBUCO

Caixa e vendedor são os postos de trabalho mais demandados pelos setor do comércio durante o período de festas

Setores da indústria e do comércio são os que mais contratam no fim de ano - Foto: Pedro Ventura/Agência Brasil

O desemprego tem assombrado e tirado o sono e o sustento de muitas famílias ao redor do país. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil já perdeu pouco mais de 7 milhões de postos de trabalho em três meses de pandemia da covid-19. Esse cenário inclui ainda uma mão de obra subutilizada.

Saiba como se candidatar para as vagas ofertadas pela Agência do Trabalho de Pernambuco

Até umas semanas atrás, Paulo Augusto, de 44 anos, se encaixava nessa realidade. Estava desempregado há dois meses. Mas com a chegada do fim do ano, conseguiu uma das seis vagas temporárias oferecidas por uma loja de calçados localizada no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. O mais novo ex-desempregado, que agora atua como vendedor, conta que essa é uma grande oportunidade, pois já estava com problemas para sustentar a própria família.

“Principalmente nesse tempo de pandemia, que estava complicado, mesmo. Aí apareceu essa oportunidade aqui, e eu vou tentar o máximo para segurá-la, para ficar efetivo aqui na empresa”, disse Paulo Augusto.

Juliete Ribeiro é uma das várias provas de efetivação no setor. Ela entrou como temporária no fim do ano passado e atualmente está contratada. “Fui desenvolvendo meu trabalho na loja, eles gostaram de mim e eu fiquei efetiva”, explicou.

Qualificação profissional

A Agência do Trabalho retomou as atividades no dia 21 de setembro e já foram ofertadas 6.326 vagas, como as da loja de calçados. Destas, 302 foram temporárias. Com a aproximação do fim de ano, essa oferta deve aumentar ainda mais. Por isso é importante se qualificar, como explica o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes.

“A maioria é no comércio e na indústria. Caixa, vendedor, são esses os perfis mais procurados. Então a gente sempre orienta a qualificação, a gente sempre faz vários cursos direcionados ao mercado”, destacou.

Como se candidatar à uma vaga

Para se candidatar às vagas ofertadas pela Agência do Trabalho para o período, as pessoas devem agendar atendimento no site da secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.