BLOG DO EDINHO SOARES: BLOGUEIROS E ATIVISTAS DIGITAIS DE TODO PAÍS DISCUTIRÃO A CRISE POLÍTICA

sexta-feira, 4 de maio de 2018

BLOGUEIROS E ATIVISTAS DIGITAIS DE TODO PAÍS DISCUTIRÃO A CRISE POLÍTICA


O primeiro Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas ocorreu em 2010, concomitantemente ao processo eleitoral que elegeu Dilma Rousseff pela primeira vez.
A ideia partiu do jornalista Luiz Carlos Azenha, repórter da TV Record e fundador do site Viomundo. Azenha se inspirou em evento semelhante que reuniu milhares de blogueiros norte-americanos na eleição de Barack Obama, um ano antes.
Uma reunião foi marcada pelo idealizador do evento no tradicional restaurante paulistano Sujinho.

Na foto, o encerramento do 1o Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, quando seus formuladores subiram ao palco para fechar evento.
Da esquerda para a direita, Luiz Azenha, Rodrigo Vianna, Diego Cazaes, Conceição Oliveira, Conceição Lemes, Eduardo Guimarães, Renato Rovai, Altamiro Borges.

Além das pessoas da foto, Luiz Nassif e Paulo Henrique Amorim também participaram da formulação do movimento de blogueiros progressistas que, mais tarde, transformar-se-ia em movimento de blogueiros e ativistas digitais.

Um figura se destaca em todo esse processo. Altamiro Borges, secretário de mídias alternativas do PC do B, que, desde 2010, vem pilotando todo o processo.
 
Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da mídia Barão de Itararé

Agora, o evento chega à sua sexta edição.

O Blog da Cidadania, portanto, convida seus leitores participarem da sexta-edição do evento, conforme programação a seguir.

Em defesa da democracia e contra os retrocessos é o tema do 6º Encontro Nacional de Blogueir@s e Ativistas Digitais, que acontece nos dias 25 e 26 de maio, em São Paulo.
Serão dois dias de debates sobre os desafios colocados para a luta de ideias e a democratização da comunicação no Brasil, além de rodas de conversa e trocas de experiência sobre a produção e a articulação das mídias alternativas, blogosfera, comunicadores e ativistas digitais.

O evento acontecerá no Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Rua Genebra, 25).

A sexta edição do #BlogProg ocorre em um cenário no qual a mídia monopolista, composta por sete famílias que dominam a comunicação no Brasil, faz de tudo para defender as “reformas” regressivas e os atentados à liberdade de expressão e de organização da sociedade.

Mais do que nunca, a mídia contra-hegemônica joga um papel decisivo na disputa de narrativas no país, contrapondo-se ao pensamento único “emburrecedor” e desmobilizador imposto pelas forças do capital que assaltaram o poder da República.

Com cinco encontros realizados nos últimos sete anos, fica evidente a importância de reunir e organizar, de forma horizontal, o movimento.

O 6º Encontro de Blogueir@s e Ativistas Digitais é um momento oportuno para fortalecer a trincheira da comunicação em um momento de duros ataques aos trabalhadores e à democracia.

Confira a programação completa e faça a sua inscrição.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 25 de maio, às 18 horas
A situação política e a batalha de ideias
– Gleisi Hoffmann (PT);
– Manuela D´Ávila (PCdoB);
– Ciro Gomes (PDT) [*];
– Guilherme Boulos (MTST);
– Roberto Requião (PMDB)
Sexta-feira, às 22 horas
Confraternização
Sábado, 26 de maio, às 9 horas
As regressões na área da comunicação.
– Renata Mielli – coordenadora-geral do FNDC;
– Maria José Braga – presidenta da Fenaj;
– Jean Wyllys – coordenador da Frentecom [*];
– José Trajano – jornalista esportivo.
Sábado, às 14 horas
Rodas de Conversa (troca de experiências) com a moderação de blogueir@s
Sábado, às 16 horas
Plenária Final – discussão e aprovação da “Carta de São Paulo” e eleição da nova comissão nacional do BlogProg
[*]: ainda não confirmados

INSCRIÇÕES

O valor da adesão é de R$ 100 e dá direito à certificado de participação. Para garantir a sua inscrição, basta acessar o formulário e realizar o pagamento: https://doity.com.br/6-encontro-de-blogueiros
Os 30 primeiros pagantes que não forem residentes na região da grande São Paulo terão direito à hospedagem em local próximo ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.