BLOG DO EDINHO SOARES: outubro 2025

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Comitê de Cultura de Pernambuco oferta 100 vagas para oficina e formação em João Alfredo, no Agreste

 Totalmente gratuita, ação tem foco nos fazedores de cultura que buscam se preparar para captar recursos e acessar os editais públicos

O Comitê de Cultura de Pernambuco (CCPE) desembarca nesta quinta e sexta-feira (02 e 03/10), em João Alfredo, no Agreste Setentrional, para mais uma rodada de formação e mobilização. A ação, que acontecerá na Secretaria de Cultura, Esportes, Turismo e Lazer, disponibiliza 100 vagas gratuitas, sendo 50 para cada dia, com inscrição por meio do Instagram @comitedecultura_pe.

Nesta edição, dois temas nortearão as atividades. A mobilização, no dia 02/10, às 14h, será realizada por meio da oficina “Como captar recursos para a classe artística?”. Já a formação, no dia 03/10, a partir das 8h, terá como foco o tema “Caminhos para a PNAB – Projetos e Portfólios”.

A formação será ministrada por Alexandre Soares, produtor audiovisual, curador e diretor dos festivais Curta Taquary, Poesia na Tela e Criancine. Em sua formação estudou na EICTV (Cuba) e já teve obras exibidas em mais de 100 festivais no Brasil e no mundo, como Cannes, Havana e Gramado.

“Estamos atentos aos temas que são de relevância para quem faz cultura em nosso estado. Nesta rodada, por exemplo, oferecemos abordagens que irão auxiliar no acesso aos próximos editais, a exemplo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Nosso maior objetivo é chegar a diferentes territórios e democratizar o acesso às políticas culturais do Ministério da Cultura”, destaca Joana D’Arc Ribeiro, coordenadora-geral do CCPE.
Sobre o CCPE

O Comitê de Cultura de Pernambuco integra o Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC), estabelecido pelo Ministério da Cultura (MinC). A iniciativa tem papel estratégico e prevê a realização de mais de 120 atividades até o final de 2026. O trabalho é conduzido por três Organizações da Sociedade Civil (OSCs): a Associação de Filhos e Amigos de Vicência – Afav (Mata Norte/Agreste); o Movimento Cultural Cores do Amanhã (Região Metropolitana do Recife); e a Associação Estação da Cultura (Sertão).
SERVIÇO:
 
CCPE em  João Alfredo

Quando: Dia 02/10, às 14h - Mobilização "Como captar recursos pra classe artística?”
Dia 03/10, às 8h - Formação: Caminhos para a PNAB - Projetos e
Onde: Secretaria de Cultura, esportes, Turismo e Lazer (Avenida Meira Vasconcelos, Centro - João Alfredo)

Inscrições e informações: Instagram @comitedecultura_pe

Morre o cirandeiro surubinense Noé da Ciranda, aos 72 anos

Artista estava internado no Recife e deixa um legado de luta e defesa da cultura popular pernambucana

 Faleceu na noite desta terça-feira (30 de setembro), em Recife, o cirandeiro surubinense Noé Souto Maior Barbosa, mais conhecido como Noé da Ciranda, aos 72 anos. O artista estava internado devido a problemas de saúde. Nascido em 12 de maio de 1953, em Surubim, Noé se tornou uma das vozes mais apaixonadas em defesa da ciranda, manifestação cultural que conheceu ainda criança e que passou a difundir com entusiasmo por onde andava.

Inspirado por mestres como Antônio Baracho, João da Guabiraba e Lia de Itamaracá, adotou o nome artístico Noé da Ciranda e dedicou sua vida a animar rodas em ruas, praças e beiras de praia, levando alegria e tradição popular a diferentes públicos. Conhecido pela simpatia e pela convicção naquilo que fazia, ele era reconhecido como um batalhador da cultura popular, sempre disposto a valorizar e dar continuidade a esse patrimônio imaterial do povo pernambucano.

Noé foi reconhecido por seu talento único em improvisar versos e sua dedicação em manter viva a tradição da ciranda no interior de Pernambuco. Com sua Ciranda Rosa Branca, ele conquistou o público e levou o nome de Surubim para além das fronteiras do estado.

Continue lendo clicando aqui.

Reportagem: Portal da Cidade Surubim