O município de Surubim, no Agreste de Pernambuco, teve a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, devido à estiagem prolongada que afeta a região. A decisão foi oficializada nesta sexta-feira (23), com a publicação da Portaria nº 1.605 no Diário Oficial da União.Além de Surubim, os municípios pernambucanos de Iguaracy e Jucati também tiveram o reconhecimento do MIDR. Com isso, passam a ter acesso facilitado a recursos federais para enfrentar os efeitos da seca. Os valores podem ser destinados à compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de higiene e limpeza para famílias atingidas.
Atualmente, Pernambuco registra 96 reconhecimentos de situação de emergência, sendo 92 deles provocados pela estiagem e quatro por chuvas intensas. A solicitação dos recursos deve ser feita pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir dos planos de trabalho enviados, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as demandas e define os valores a serem liberados por meio de nova portaria.
Para apoiar os municípios nesse processo, a Defesa Civil Nacional também oferece cursos online voltados à capacitação de agentes municipais e estaduais. A lista completa dos cursos está disponível no site do órgão.
Reportagem: Portal da Cidade Surubim
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.