BLOG DO EDINHO SOARES: FOTOS ANTIGAS CIRCULAM NA INTERNET COMO SE FOSSEM DO FESTIVAL “LULA LIVRE”

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

FOTOS ANTIGAS CIRCULAM NA INTERNET COMO SE FOSSEM DO FESTIVAL “LULA LIVRE”

Duas imagens circulam em redes sociais como se fossem do festival Lula Livre, ocorrido no último domingo (17), no Recife (PE). Os atos reuniram artistas e políticos em apoio ao ex-presidente. Lula deixou a carceragem da Polícia Federal em 7 de novembro, depois de 580 dias preso. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que as fotografias que viralizaram fossem analisadas. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:
“LULA NO RECIFE. MULTIDÃO COM LULA !!!!”
Imagem publicada no Facebook que, até as 13h de 18 de novembro de 2019, tinha mais de 600 compartilhamentos

FALSO

A foto analisada pela Lupa é antiga e não foi feita durante o festival Lula Livre, no último domingo (17). O registro é do fotógrafo Ricardo Stuckert, de setembro de 2018, durante um ato no Recife em apoio ao então candidato à presidência da República pelo PT, Fernando Haddad. A imagem aparece no perfil do ex-presidente Lula no Facebook.

No site de Lula também há menção ao ato, e a foto aparece. Segundo a publicação, além de Haddad, participaram do evento a então candidata a vice-presidente, Manuela d’Ávila (PCdoB), o senador pernambucano Humberto Costa (PT) e o governador do estado, Paulo Câmara (PSB).
“UM MAR VERMELHO DE GENTE, NO FESTIVAL LULA LIVRE! VOLTEI RECIFE, FOI A SAÚDADE QUE ME TROUXE PELO BRAÇO!”
Imagem publicada no Facebook que, até as 14h de 18 de novembro de 2019, tinha mais de 700 compartilhamentos

FALSO 

A imagem analisada pela Lupa é antiga e não foi registrada no Brasil. A foto foi feita na Venezuela e já circula na internet há, pelo menos, sete anos. Ela aparece em post do blog venezuelano Colarebo de 28 de setembro de 2012. Embora não seja possível comprovar que esta é a data original da foto, é certo que ela não tem relação com o festival Lula Livre que aconteceu no último domingo (17).

Segundo o blog, trata-se de um comício a favor do então presidente do país, Hugo Chávez, na cidade de Maturín, no estado de Monagas. A foto foi distribuída pela Agencia Venezolana de Noticias (AVN) e publicada no jornal Correo del Orinoco. Não foi possível, porém, comprovar se os créditos estão corretos.

Entretanto, dois detalhes na imagem podem comprovar que, seja de 2012 ou anterior, a foto foi registrada na Venezuela. No centro, é possível ver uma bandeira venezuelana. Além disso, há uma inscrição remetendo a Chávez no boneco gigante, no canto inferior esquerdo.

Essa imagem já foi utilizada em outros momentos para mostrar, incorretamente, manifestações petistas. Durante as eleições presidenciais de 2014, por exemplo, a foto foi utilizada para supostamente ilustrar um ato a favor da presidente Dilma Rousseff.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Agência LupaYahoo Notícias - por Chico Marés e Nathália Afonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.