BLOG DO EDINHO SOARES: PESQUISA APONTA EMPATE TÉCNICO ENTRE RAQUEL LYRA E TONY GEL EM CARUARU

sábado, 22 de outubro de 2016

PESQUISA APONTA EMPATE TÉCNICO ENTRE RAQUEL LYRA E TONY GEL EM CARUARU

design-sem-nome-1

A disputa pela Prefeitura de Caruaru chega à última semana com um cenário acirrado. Os dados da pesquisa de intenção de votos feita pelo Instituto de Pesquisa Datamétrica, na última terça-feira, apontam um empate técnico entre Tony Gel (PMDB) e Raquel Lyra (PSDB). O peemedebista tem 42,43% das intenções de voto, enquanto a tucana possui 40,83% da preferência dos eleitores ouvidos pelo estudo. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o levantamento mostra que a corrida eleitoral ainda está indefinida. O percentual de brancos e nulos é de 6,25%. Já os eleitores que declararam não saber em quem votar representam 9,28%, enquanto 1,21% preferiu não opinar. 

“A pesquisa aponta um cenário de disputa acirrada em Caruaru, com um empate técnico entre os dois candidatos. Além disso, apesar da certeza de votos ser elevada para os dois candidatos, há um percentual significativo de eleitores que ainda não se decidiram”, disse Analice Amazonas, presidente do Instituto de Pesquisa Datamétrica. Nos votos válidos (excluindo os nulos, brancos e indecisos), Tony Gel possui 50,96% e Raquel Lyra, 49,04%.

A pesquisa traçou também um perfil socioeconômico de quem vai votar nos dois candidatos e os números apontam diferenças entre o eleitorado de cada um. Enquanto a maioria dos eleitores de Tony Gel é do sexo feminino (43,36%), os de Raquel Lyra são majoritariamente homens (41,34%). Na faixa etária, os que têm preferência pelo peemedebista possuem, em sua maioria, entre 40 e 59 anos (45,31%). Já entre os eleitores da tucana, a maior parte (46,33%) possui de 16 a 24 anos.

 No recorte por grau de instrução, Tony Gel possui uma maior presença entre os eleitores com o ensino fundamental (50,81%). No caso de Raquel Lyra, a maior parte possui ensino superior (61,11%). Além disso, aqueles que têm rendimentos de até um salário mínimo (R$ 880) são os que preferem Tony Gel (52,96% dos que declararam voto no peemedebista). Já Raquel Lyra tem maior fatia entre aqueles com mais de dois salários (acima de R$ 1.760): eles representam 51,04% do total de entrevistados favoráveis à tucana. 

O grau de certeza dos eleitores foi um dos pontos analisados pelo levantamento. De acordo com os números, entre aqueles que declararam voto em Tony Gel, 92,44% afirmaram que estavam certos e não mudariam o voto. Já os que estão na dúvida e podem mudar de opinião representam 7,38%. Nesse cenário, os eleitores de Raquel Lyra possuem 94,19% de certeza. Os eleitores que não se mostraram muito convictos na vitória representam 5,81%. (Diário de Pernambuco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.