BLOG DO EDINHO SOARES: FRIVOLITÉ: ARTESANATO DE OROBÓ FAZ SUCESSO NA FENEARTE

quarta-feira, 13 de julho de 2016

FRIVOLITÉ: ARTESANATO DE OROBÓ FAZ SUCESSO NA FENEARTE

FENEARTE 2016 - Rua-3 - Stand 60 - Orobó/Pernambuco
As artesãs do Município de Orobó, estão participando da FENEARTE – A maior feira de artesanato da América Latina, no Centro de Convenções em Olinda/Pernambuco, que este traz o tema “Artesanato. Arte Brincante”. A feira vai até o dia 17 de julho e conta com inúmeros estandes de artesanato, exposições e shows. Mais de 55 artesãs de Orobó estão marcando presença, expondo e comercializando seus produtos nos estandes 60, e na Alameda dos Mestres, área privilegiadíssima na feira.
Alameda dos Mestres
A participação das artesãs de Orobó na Fenearte foi viabilizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.
Vestidos, saias, blusas e até acessórios de cabelo confeccionados em frivolité, atraíram por mais um ano as atenções e conquistaram aplausos do público que prestigiou o desfile de ontem à noite na passarela da fenearte. Foram apresentadas várias produções, que mesclaram tons de verde, branco, vermelho, amarelo e preto. Algumas peças receberam aplicações e outras foram bordadas por inteiro com o frivolité.

FRIVOLITÉ
 
O frivolité – um tipo de renda tecida com os dedos e eventualmente com auxílio da naveta ou navete, um instrumento talhado em madeira. 
Essa arte foi trazida para Orobó por Dona Rosa Pereira, ao qual aprendeu com as freiras francesas que lecionavam no município de Surubim.
Orobó é o único município de Pernambuco que preservou a tradição dos bordados em frivolité, e hoje sob os cuidados da estilista Amanda Sarinho, vem dando uma nova cara para o artesanato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.