Três escolas da rede municipal de ensino de Casinhas foram reconhecidas com o "Prêmio Escola Destaque" do Programa Criança Alfabetizada (PCA). A premiação, entregue pela governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, ocorreu nessa sexta-feira (9 de agosto), em uma solenidade realizada no Hotel Canariu's, em Gravatá, no Agreste pernambucano. O prêmio reconhece as 50 escolas municipais de Pernambuco com os melhores resultados nos testes de alfabetização do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) 2023.
As escolas de Casinhas que se destacaram foram a Nossa Senhora de Fátima, no Diogo, a Manoel Basílio, em Areia de Chatinha, e a Maria Amália Barbosa Veiga, no Centro de Casinhas. Cada uma das unidades premiadas receberá uma contribuição financeira de R$ 80 mil, destinada à implementação de planos de melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos. Segundo as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), os recursos devem ser usados exclusivamente em ações que visem a melhoria dos índices de alfabetização e letramento nas escolas.
CASINHAS EM DESTAQUE
A secretária de Educação de Casinhas, Sandreane Domingues, que participou do evento ao lado da diretora municipal de ensino, Magda Freitas, as formadoras municipais do Programa Criança, Paula Beatriz e Eliane Gonçalves e das gestoras das três escolas premiadas, Cecília Leal e Ellen Priscila destacou a importância do reconhecimento. A conquista também foi celebrada ao lado da gestora da GRE Ana Xavier, da articuladora regional da GRE, Telça Lúcia, e da coordenadora geral de Desenvolvimento de Ensino, Conceição Marques.
"Levando prêmio para 3 escolas, fruto de um trabalho coletivo com foco na aprendizagem. Parabéns, Casinhas! Agradecemos aos professores, alunos, pais, gestores escolares, coordenadores, equipes do PCA da Seduc, equipe PCA da GRE Vale do Capibaribe e à Prefeitura Municipal de Casinhas", ressaltou. Em 2022, o município já havia conquistado o mesmo prêmio com a Escola Antônio Francisco de Paula, localizada na comunidade de Bengalas. No ano passado, além dessa conquista, outras três unidades educacionais do município também foram premiadas.
COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Durante a cerimônia, a governadora Raquel Lyra aproveitou para anunciar a abertura de licitação, nas próximas semanas, para a construção de 51 das 250 creches previstas no Programa Juntos pela Educação. "Essa premiação é fruto do trabalho de todos os que fazem parte da educação e merecem o nosso reconhecimento. Agradeço o compromisso de todos os alfabetizadores conosco do Estado de Pernambuco. Não vamos medir esforços para permitir oportunidades às nossas crianças", afirmou a governadora. Ela também mencionou outros investimentos previstos, como a entrega de ônibus escolares.
CRITÉRIOS DA PREMIAÇÃO
Para serem elegíveis ao Prêmio Escola Destaque, as escolas precisavam atender a critérios rigorosos: ter ao menos 20 alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental e registrar a participação de pelo menos 90% deles na avaliação do SAEPE. Além disso, as escolas deveriam alcançar uma média entre 8,5 e 10 no exame. O montante recebido por cada escola será dividido em duas parcelas, conforme estabelecido pelo programa.
SOBRE O PROGRAMA CRIANÇA ALFABETIZADA
O Programa Criança Alfabetizada é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, que visa garantir que todos os estudantes da rede pública sejam alfabetizados até os sete anos de idade, ao final do 2º ano do ensino fundamental. O programa abrange todos os 184 municípios do Estado, incluindo o arquipélago de Fernando de Noronha, reforçando o compromisso do governo com a educação de qualidade para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.