BLOG DO EDINHO SOARES: MUNICÍPIO DE OROBÓ TEM DUAS ESCOLAS NAS PRIMEIRAS COLOCAÇÕES NO IDEPE

terça-feira, 27 de setembro de 2016

MUNICÍPIO DE OROBÓ TEM DUAS ESCOLAS NAS PRIMEIRAS COLOCAÇÕES NO IDEPE

Lúcia Duarte - Diretora da Escola Abílio Barbosa e Aparecida Barbosa - Diretora da Escola Antônio Pedro
Aconteceu na manhã desta terça-feira, (27) no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, a solenidade de premiação das escolas que obtiveram os melhores resultados no IDEPE nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, tendo duas escolas de Orobó nas primeiras colocações - Abílio Barbosa e Antônio Pedro.

O prefeito de Orobó, Cléber Chaparral esteve acompanhando a solenidade juntamente com a secretária de educação, Professora Santana Aguiar e equipe.

Entre as escola que obtiveram as melhores notas foram: Escola de Aplicação do Recife (7,96), Escola de Aplicação Professor Chaves - Nazaré da Mata (6,55), Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra - Garanhuns, no Agreste (6,37), Escola Tomé Francisco da Silva - Quixaba, no Sertão (6,25) e Escola Dario Gomes de Lima - Flores, no Sertão (5,94). Já nos anos finais do Ensino Médio, A ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO (EREM) ABÍLIO DE SOUZA BARBOSA - OROBÓ, NO AGRESTE (7,98), Escola Dario Gomes de Lima - Flores, no Sertão (7,20), ESCOLA PROFESSOR ANTÔNIO PEDRO DE AGUIAR, (Vila Matinadas/OROBÓ, no Agreste (6,98), Escola de Aplicação do Recife (6,92), e Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra - Garanhuns, no Agreste (6,22).

Já os municípios que se destacaram nos anos iniciais do Ensino Fundamental foram: Jucati, no Agreste (7,22), Jupi, no Agreste (6,57) e Tuparetama, no Sertão (6,08). Já nos anos finais, a cidade de Barra de Guabiraba, no Agreste (5,19) ficou em primeiro lugar, seguido de empate dos municípios de Brejinho e Triunfo, ambos no Sertão (4,90).  Entre as gerências premiadas estão a GRE do Vale do Capibaribe (4,80), (sede Limoeiro), do Serão do Alto do Pajeú (4,51) e do Sertão do Submédio São Francisco (4,43).

Realizado anualmente, o ranking do Idepe acompanha o desempenho da educação pública em Pernambuco e considera dois critérios, os mesmos usados para o cálculo do índice nacional (Ideb). São eles: fluxo escolar e proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio. O índice usa a mesma metodologia aplicado ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEBE), que é feito em dois em dois anos. Também são utilizados dados do Sistema Avaliação Educacional Pernambuco (Saepe) e do Censo.

Segundo a avaliação deste ano, o IDEPE obteve resultado semelhante ao do IDEB, seguindo a mesma linha. Em 2007, o IDEB do Ensino Médio da rede estadual teve índice de 2,7, já no ano passado, alcançou 3,9. Ou seja, deu igual ao IDEB, e vem aumentando. O IDEB também revelou que a diferença entre a rede privada e a rede estadual é de apenas 1 ponto. Enquanto a rede estadual obteve 3,9 e a privada conseguiu 4,9. Já o IDEPEI em 2008, teve um índice de 2,6 e, em 2015, 3,9, igual ao IDEB.

ESCOLAS PREMIADAS

Municípios
Anos inciais do Ensino Fundamental
1º - lugar: Jucati - 7,22
2º - lugar: Jupi - 6,57
3º - lugar: Tuparetama - 6,08

Anos finais do Ensino Fundamental
1º - lugar: Barra de Guabiraba, no Agreste - 5,19
2º - lugar: Empate entre Brejinho e Triunfo, no Sertão - 4,90

Escolas
Anos finais do Ensino Fundamental
1º - lugar: Escola de Aplicação do Recife - 7,96
2º - lugar: Escola de Aplicação Professor Chaves - Nazaré da Mata, na Mata Norte - 6,55
3º - lugar: Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra - Garanhuns, no Agreste - 6,37
4º - lugar: Escola Tomé Francisco da Silva - Quixaba, Sertão - 6,25
5º - lugar: Escola Dario Gomes de Lima - Flores, no Sertão - 5,94
Lúcia Duarte - Diretora da Erem Abílio de Souza Barbosa - Orobó
Ano final do Ensino Médio 
1º - lugar: Erem Abílio de Souza Barbosa - Orobó, no Agreste - 7,98
2º - lugar: Escola Dario Gomes de Lima - Flores, no Sertão - 7,20
3º - lugar: Escola Professor Antônio Pedro de Aguiar - Orobó, no Agreste - 6,98
4º - lugar: Escola de Aplicação do Recife - 6,92
5º - lugar: Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra - Garanhuns, no Agreste - 6,22

GERÊNCIAS REGIONAIS PREMIADAS
Ensino Médio
1º - lugar: GRE do Vale do Capibaribe - 4,80
2º - lugar: GRE do Sertão ao Alto Pajeú - 4,51
3º - lugar: GRE do Sertão do Submédio São Francisco - 4,43



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.