BLOG DO EDINHO SOARES: ABÍLIO BARBOSA-OROBÓ: ESCOLA DO AGRESTE DE PERNAMBUCO SE DESTACA PELAS BOAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO

sábado, 17 de setembro de 2016

ABÍLIO BARBOSA-OROBÓ: ESCOLA DO AGRESTE DE PERNAMBUCO SE DESTACA PELAS BOAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO

Escola Abílio de Souza Barbosa tem aulas de robótica e grupos de leitura.
Localizada em Orobó, instituição contribuiu para nota do estado no Ideb.
O município de Orobó, que abriga 24 mil habitantes no Agreste pernambucano, conta com uma escola que se destaca pelas boas práticas pedagógicas e de gestão em educação. São instituições como a Escola de Referência em Ensino Médio Abílio de Souza Barbosa que têm feito a diferença e contribuíram para Pernambuco alcançar a liderança do ranking nacional do ensino médio, com nota 3,9 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta quinta-feira (8) pelo Ministério da Educação (MEC). [Veja vídeo acima]

Com 58 anos de funcionamento, a Abílio, como é conhecida localmente, se tornou Escola de Referência há sete anos, passando a ter aulas em período integral. A instituição conta com 500 alunos do ensino médio, 28 professores e 26 funcionários. A sensação de acolhimento tem grande destaque entre as qualidades que a escola apresenta. E esse sentimento envolve desde os estudantes até as suas famílias. "Refeições na hora certa, professor dedicado e a diretora é uma mãe e uma acolhedora, que sempre cuidou disso aqui com muito carinho e respeito, todos, do professor aos serviços gerais, são de confiança”, elogia o agricultor José Lívio Aguiar.
O estímulo à leitura, através da formação de grupos de estudo, e o programa de intercâmbio são algumas das boas práticas adotadas pela escola, além da sala de robótica, que é bastante frequentada. O resultado da combinação desses fatores pode ser percebido no êxito de vários alunos, os antigos e os atuais.

Maria Clara Barbosa estudou os três anos na instituição e foi aprovada em quatro faculdades. “Na Facol [Faculdade Escritor Osman da Costa Lins], passei em Direito; em Medicina na Univali [Universidade do Vale do Itajaí], na cidade de Santa Catarina; na UEPB [Universidade Estadual da Paraíba], em Letras; e na UFF [Universidade Federal Fluminense], em Serviço Social”, enumera.

Gestora da unidade de ensino nos últimos 18 anos, Lucia Duarte tem três décadas de trabalho na Abílio e se mostra satisfeita em ver a evolução dos alunos. “A gente sabe que, durante esse tempo todo, em que passaram conosco, eles mostraram que realmente valeu a pena ter adquirido os conhecimentos e levarão para a vida prática, seja no trabalho, seja na universidade”, comemora a gestora da escola.

Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.