BLOG DO EDINHO SOARES: CERIMÔNIA DA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA - CAPELA DE SANTA LUZIA/SÍTIO ORONDONGO-OROBÓ

segunda-feira, 1 de junho de 2015

CERIMÔNIA DA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA - CAPELA DE SANTA LUZIA/SÍTIO ORONDONGO-OROBÓ

A Coroação de Nossa Senhora é uma solenidade que objetiva saudar, louvar e honrar a Virgem Maria, reconhecendo a Sua Maternidade Divina e sua Maternidade Espiritual da humanidade. Ela é Mãe da Igreja e portanto, é Nossa MÃE, constituída por NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, no derradeiro momento da sua vida , quando encerrou o seu Divino testamento e morreu numa Cruz, em Jerusalém.

Então a solenidade deve se revestir da maior pompa, respeito e profundo fervor espiritual, visando deixar evidente a devoção sincera da Comunidade Eclesial e a grandeza do amor de seus membros, que será traduzido pela intensidade do carinho e do maior interesse que puderem demonstrar durante a cerimônia.

De um modo geral, a imagem de Nossa Senhora é colocada na parte mais alta de um “Altar Preparado”. De um lado e de outro se colocam degraus de acesso, que convergem para um pequeno patamar atrás da imagem. O “Altar Preparado” e os acessos (degraus) são enfeitados com tecidos, papeis coloridos e flores. Defronte ao Altar Preparado, que deverá ficar ao lado do Altar Principal de Celebração, deverá haver um degrau para os Anjos se ajoelharem diante de Nossa Senhora e também, poderá ser colocado um banco com genuflexórios, para os Anjos ajoelhar e assentar, durante a celebração da Santa Missa.
Escolhem-se meninas e meninos, se possível, com igual altura e sendo pretos e brancos. Eles serão os Anjos que irão Coroar Nossa Senhora. Para mostrar que os Anjos não tem sexo, deverão vestir com a mesma cor: cor branca, ou cor azul ou cor vermelho. As asas poderão ser de papel crepom, ou penas de pássaros, ou uma imitação semelhante. Também deverão ser pintadas da mesma cor da veste, um pouco mais clara. Importante: a vestimenta de todos os Anjos deverá ser absolutamente igual. Democraticamente, por sorteio entre os Anjos, será escolhido aquele que conduzirá a Coroa e que também, irá coroar Nossa Senhora. Os demais Anjos conduzirão pequenas cestas de vime (ou de outro material), com pétalas de rosas de variada coloração.

A beleza da roupa e os ornamentos colocados nos Anjos deverão ser absolutamente iguais, vistosos, bonitos, mas sem exageros. O Anjo é um ser inteligente, bonito, obediente e muito discreto.

A procissão de entrada deve ser festiva, alegre e cantada, com os Anjos à frente, seguido pelos Coroinhas, Ministros da Eucaristia, Diáconos e o Sacerdote. Os Anjos tomam a direção do Altar Preparado e o Sacerdote caminha para o Altar de Celebrações acompanhado dos Coroinhas, Ministros e Diáconos, fazem o cumprimento de praxe e a seguir, caminham até a imagem de Nossa Senhora e a cumprimentam, fazendo juntos uma profunda reverência. Os Anjos postados no Altar Preparado agilizam providências para a Coroação. O Sacerdote, Ministros e Diáconos, depois de saudarem Nossa Senhora, permanecem no mesmo local, ou seja, ao lado do degrau e do banco onde os Anjos posteriormente permanecerão, após a Coroação. A seguir, inicia a cerimônia de Coroação: os Anjos, um de cada lado, sucessivamente, cantarão quadrinhas de louvor a MÃE DE DEUS, agradecendo o carinho e a atenção Dela, assim como as preciosas graças que Ela consegue de DEUS para toda a comunidade paroquial. No máximo, deverão cantar, dois Anjos de cada lado. A seguir o Anjo com a Coroa, canta a quadrinha de coroação como prova de amor e fidelidade da comunidade paroquial a MÃE DE DEUS e faz a Coroação, ao mesmo tempo em que os outros Anjos derramam uma chuva de pétalas de rosas sobre Nossa Senhora, os Sinos da Igreja repicam, a sineta dos Coroinhas ressoam e toda Comunidade aplaude efusivamente. A seguir começa a Santa Missa.

Na homilia, o celebrante não deve exceder a 20 minutos e sobretudo, deve homenagear Nossa Senhora, descrevendo para a Comunidade, uma “imagem possível” da Coração de Nossa Senhora no Céu.
Com este propósito, para auxiliar o Sacerdote nesta missão, sugerimos que ele visite a Página Anterior desse Site: “CHEGADA DE NOSSA SENHORA AO CÉU”: onde ele poderá se inspirar ou extrair idéias para a sua homilia.
Se a Coroação for realizada semanalmente, os temas da homilia deverão variar, embora o tema central da coroação não deve ser omitido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.