BLOG DO EDINHO SOARES: DEMÓSTENES TORRES TEM MANDATO CASSADO PELO SENADO

quarta-feira, 11 de julho de 2012

DEMÓSTENES TORRES TEM MANDATO CASSADO PELO SENADO


ADEUS DEMÓSTENES...

Considerado até março como um dos mais combativos políticos do Congresso, nesta quarta-feira, 11, o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) entra para a história como o segundo senador cassado no país. Em sessão acompanhada por 80 senadores, 56 foram favoráveis à punição do parlamentar acusado de usar o mandato em prol do grupo do bicheiro Carlos Cachoeira. 19 votaram contra e cinco se abstiveram.
O senador Humberto Costa (PT-PE), relator do caso no Conselho de Ética e primeiro a falar a um plenário cheio, por volta das 11h, afirmou que o senador cometeu irregularidades "graves" e pediu aos colegas que não se deixem levar pelo "corporativismo" na votação desta quarta-feira. "Abusou de prerrogativas asseguradas a membros do Congresso Nacional", declarou.
O senador Pedro Taques (PDT-MT), que relatou o caso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, usou seu discurso para ressaltar que o rito legal foi respeitado e que Demóstenes teve ampla chance de defesa durante o processo. "O senador adotou conduta incompatível com o decoro parlamentar, ferindo de morte a dignidade do cargo e a ética que se impõe", afirmou.
Enquanto os relatores discursavam, Demóstenes permaneceu no plenário, sentado ao lado de seu advogado, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. Em seu discurso de defesa, o ex-senador se comparou a "cão sarnento" e voltou a dizer que não há provas contra ele. "Por que minha cabeça tem que rolar? Provei que sou inocente".
Após ter mandato cassado, Demóstenes deve voltar ao cargo de procurador de Justiça de Goiás, do qual se licenciou em 2001 a fim de se eleger a primeira vez senador da República. No retorno, o parlamentar está na iminiência de ser investigado pelo Ministério Público.
Com informações da agência Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.