Pesquisa
feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação
Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que, em março, três em cada dez
consumidores afirmaram que fecharam o mês “no vermelho”, sem condições de pagar
todas as contas. Conforme o levantamento, que analisou a propensão ao consumo
em 12 capitais do país, apenas 15% dos entrevistados tiveram sobra de dinheiro
no mês passado.
A pesquisa
ouviu 800 pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos e de
todas as classes sociais nas capitais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro,
Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília,
Goiânia, Manaus e Belém. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. Conforme
o levantamento, 46% dos entrevistados disseram ter fechado o mês de março no
“zero a zero”, ou seja, sem falta, mas também sem sobra de dinheiro. Dos 15%
que encerraram o terceiro mês de 2017 “no azul”, 12% afirmaram ter a intenção
de poupar a sobra e 4% pretendem gastar o dinheiro extra.
Segundo o
Indicador de Uso de Crédito e de Propensão ao Consumo, 63% dos consumidores
ouvidos disseram que têm planos de cortar os gastos este mês. A intenção de
redução do gastos afeta compras no supermercado, água, luz, telefone,
transporte, roupas e lazer.
Dos
consumidores que pretendem cortar gastos em abril, 23% deram como justificativa
a tentativa de fazer economias, 18% apontaram a alta dos preços e 14% porque
tiveram redução da renda ou dos ganhos.
De acordo
com o levantamento do SPC Brasil e da CDL, 28% afirmaram que pretendem manter o
mesmo nível de gastos em abril, enquanto 7% dos entrevistados manifestaram a
intenção de aumentar as despesas.
“Apesar da
recuperação gradativa da economia, indicada pela queda da inflação, entre
outros fatores, a educação financeira se torna necessária no momento de crise.
O consumidor deve evitar os gastos supérfluos e investir na criação de uma
reserva até que a economia realmente se recupere”, disse, em nota, o presidente
da CNDL, Honório Pinheiro.
Cartão de
crédito
A pesquisa
analisou ainda a utilização das principais modalidades de crédito pelos
consumidores no mês anterior à pesquisa. Das pessoas ouvidas, 37% disseram ter
utilizado algum tipo de crédito em fevereiro, sendo que o cartão foi a
modalidade mais utilizada pela maioria (31%, com gasto médio de R$ 902,74).
Em seguida
estão o cartão de loja, o crediário (14%, com gasto médio de R$ 354,50) e o
cheque especial (7%).
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