Desde 2017, a análise de uma nova gestão pública tem como parâmetro três pontos consideráveis: pessoas, processos e tecnologia. Nenhum início de gestão é fácil, porém, os mais difíceis são aqueles que põem fim a uma verdadeira "bolha" de acomodação e conformismo. Neste tipo de cenário, mudanças são sempre desafiadoras, e foi neste cenário desafiador e atípico na história de troca de gestão pública de Casinhas (leia-se atípico a grotesca queima de documentos ao fundo do prédio da prefeitura), que a atual prefeita, Juliana de Chaparral (DEM), iniciou seu mandato.
Neste primeiro mês completado de sua gestão já tem tomado uma atitude que
era carente na postura do gestor anterior: vontade de trabalhar. Muita vontade
de trabalhar. Na tríade da gestão pública é tudo muito simples: conhecendo as
pessoas somos capazes de criar processos, estabelecer metas e prazos e de
usarmos da tecnologia para divulgação e aperfeiçoamento desses processos.
Ciente disto, a prefeita começou o ano com o cadastro de todos os servidores
municipais, para conhecer suas lotações e o trabalho que vinham executando e,
claro, acima de tudo, conhecer o pessoal que fará parte de todo o processo de seu
governo nestes quatro anos.
Depois já vieram à tona alguns processos, priorizando a saúde em tempos
de pandemia. O foco da prefeita em conhecer e organizar os espaços públicos
destinados à saúde foi notável, além da necessidade de organizar toda a cidade
em um verdadeiro mutirão da limpeza, tudo para melhor servir à população. A
educação e capacitação também foram prioridades no início de sua gestão, apoio
aos estudantes que iriam cursar o ENEM, lançamento do Profissionaliza Casinhas,
logo no início de sua gestão, apoio à capacitação dos profissionais da saúde e
comparecimento às reuniões com os gestores municipais das escolas da cidade.
Sem deixar de seguir o perfil de toda sua campanha, Juliana continuou
ouvindo seu pessoal, suas equipes, mas, principalmente, as pessoas, pois esse é
o seu compromisso base: ouvir e cuidar das pessoas. Com isso vem firmando uma
imagem de gestora zelosa e humana, que quer estar junto do povo, e celebrar
cada conquista junto com eles. É possível ver toda esta dedicação escancarada
nas redes sociais, tanto no perfil da gestão quando no da própria gestora.
Pessoas: OK. Processos: OK. Tecnologia: OK.
No entanto, todo este escancaramento de ações ou as próprias ações não
deixam 100% da população casinhense feliz. Como em todo processo de mudança há
aqueles que sentem falta de sua "bolha" e querem voltar para ela.
Destes, a prefeita só pode esperar a capacidade de ver as mudanças com o
"espírito desarmado", para depois falar. Não sendo o caso, todos
possuem o direito de discordar de qualquer coisa, ou qualquer gestão. A única
esperança é que este direito nunca seja confundido com o de agressão e que as
mudanças que apenas começam a aparecer no município de Casinhas possam ser
avaliadas por algo a mais que medo de mudança.
Foto: Mário Andrade
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