BLOG DO EDINHO SOARES: RENÚNCIA DE BENTO 16 SURPREENDE FIÉIS

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

RENÚNCIA DE BENTO 16 SURPREENDE FIÉIS

 
 O anúncio da renúncia do papa Bento 16, que aconteceu nesta segunda-feira (11), surpreendeu os fiéis reunidos no "Rebanhão", retiro de Carnaval para seguidores da igreja católica, que acontece em Brasília.
No retiro, que acontece no ginásio Nilson Nelson e é organizado pela Renovação Carismática, os fiéis receberam a informação do padre José Emerson Cabral, da Arquidiocese de Brasília.
"Todos nós temos nossas fraquezas, as nossas limitações, e com o nosso santo padre não é diferente. Ele não é um anjo nem um ser que está fora da nossa realidade. Ele é um ser humano", disse Cabral.
A Arquidiocese de Brasília divulgou uma nota se dizendo surpresa pela renúncia de Bento 16 e convidou todos os católicos a estarem em oração com a santo padre neste momento em que a igreja mais precisa de seu pastor.

A renúncia foi anunciada pelo próprio papa, em Roma. Durante um pronunciamento feito em latim, Bento 16 afirmou que não tem mais vigor físico nem espiritual para exercer o ministério que lhe foi confiado. Joseph Alois Ratzinger foi eleito papa em 19 de abril de 2005, assumindo o lugar de João Paulo 2º. Ele deixa o cargo de maior líder da igreja católica no próximo dia 28 de fevereiro.
O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Steiner, afirmou que a renúncia do papa foi uma surpresa, mas que já haviam indícios da renúncia do papa.
"Havia algum indício de que o santo padre estava pensando em renúncia, mesmo porque amanhã [terça-feira, 12], fará uma perigrinação ao túmulo de são Celestino 5º, que foi um papa que renunciou em 1235. Então havia assim até uma espécie de expectativa nesse sentido, mas nada de extraordinário", disse.
“É um impacto, digamos assim, no momento, um impacto quase emocional, afetivo. Nós aprendemos a gostar de Bento 16. Ainda mais nós brasileiros, que somos muito afeitos a relações afetivas. Não tivemos contato direto, o povo brasileiro todo, mas esse contato afetivo é muito intenso do povo brasileiro em relação a pessoa do santo padre”, afirmou.
A escolha do novo papa começa no próximo dia 28. O arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Avis, é um dos nomes cotados para substituir Joseph Ratzinger.
G1 Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.