BLOG DO EDINHO SOARES: ESCOTEIROS DO BRASIL

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ESCOTEIROS DO BRASIL

 
Paulo Salamuni exercerá em 2013 o sétimo mandato como vereador de Curitiba. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), ele é procurador do Município há 20 anos. Com 52 anos de idade, Salamuni já participou de diversas entidades civis e sociais. Em 2005, deixou o PMDB (onde militava desde a juventude) e ingressou no Partido Verde (PV). Pela legenda foi candidato ao Senado em 2006 e ao governo do Paraná em 2010, quando terminou a disputa em terceiro lugar. Assume o atual mandato tendo recebido 6.823 votos.
A trajetória política de Salamuni mistura o engajamento no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que depois daria origem ao PMDB, onde o vereador esteve filiado por muitos anos, atuação nos órgãos de classe dos profissionais do Direito, causas ambientalistas e participação em entidades como o Rotary Club (desde 1986), a Associação dos Moradores do Capanema e o Clube Sírio Libanês do Paraná, por exemplo, do qual foi presidente de 2009 a 2011. Salamuni é escoteiro desde 1974, quando tinha apenas 14 anos de idade. De lá para cá já teve diversas atribuições dentro da organização internacional, sendo que atualmente é diretor-presidente da União dos Escoteiros do Brasil no Paraná.
Durante a legislatura anterior, Salamuni participou da revisão da Lei Orgânica do Município (LOM) e do Regimento Interno da Câmara de Curitiba, da qual foi relator e responsável pela coordenação da votação em plenário. Já foi secretário municipal de Desenvolvimento Social (1987/1988), presidente da União dos Vereadores do Paraná (Uvepar) e secretário geral da Associação de Câmaras e Vereadores do Paraná (Acampar). Em 2011, foi o vice-presidente estadual do PV e, no ano seguinte, líder do partido na Câmara Municipal.
O vereador é filho dos professores Hôda e Riad Salamuni, de quem herdou o interesse pelo meio ambiente e o engajamento pelos direitos políticos dos cidadãos. Seu pai, Riad, era geólogo e foi o primeiro reitor eleito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 1984, já graduado, Salamuni acompanhou a implantação da primeira Ouvidoria Pública do Brasil, durante o mandato de Roberto Requião na prefeitura de Curitiba, pelo PMDB. Essa experiência e o tempo em que foi secretário de Desenvolvimento Social ajudariam posteriormente, quando o vereador integrou o Conselho Municipal de Combate às Drogas e Entorpecentes (1986/1988); presidiu a Associação dos Meninos de Rua e Curitiba (1991/1992); e foi membro das comissões de Direitos Humanos (1991/1993) e de Cidadania (1998/2000) da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.