BLOG DO EDINHO SOARES: INTEGRAÇÃO FM LOCALIZA IRMÃO DE IDOSO QUE MORA NO AEROPORTO TOM JOBIM

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

INTEGRAÇÃO FM LOCALIZA IRMÃO DE IDOSO QUE MORA NO AEROPORTO TOM JOBIM


A Rádio Integração FM localizou na manhã desta quarta-feira (28) um irmão do idoso de 81 anos que mora há um mês no Aeroporto Tom Jobim no Rio de Janeiro (RJ). A história de Adauto Luiz de Souza, que é natural de Surubim, foi contada em uma reportagem do Bom dia Brasil da Rede Globo.

Baseada nas informações da TV, a rádio veiculou uma nota durante o Integração Notícias. O agricultor Miguel Severino de Souza, de 65 anos, estava ouvindo a emissora no momento e telefonou para a produção do programa informando que era irmão de Adauto. Ele mora no Sítio Algodão, zona rural de Frei Miguelinho, Agreste Setentrional.

A partir daí o jornalista Fabiano Miranda entrou em contato com a assessoria de imprensa do Aeroporto do Galeão e confrontando dados como a filiação, confirmou: os dois são irmãos. O agricultor participou por telefone do programa Plantão de Notícias da Integração FM e disse que pretende reencontrar o parente que não vê há 58 anos. "Quero encontrá-lo. Se não tiver dinheiro para voltar pago a passagem dele", afirmou.

A assessoria de imprensa do aeroporto comunicou que uma mulher, moradora do Rio de Janeiro, fez contato se apresentando como sobrinha de Adauto. Ela deve acompanhar o caso. O irmão do idoso, Miguel Souza, informou que possui parentes residindo na capital fluminense.

Adauto Luiz de Souza está morando há, pelo menos, um mês em um banco do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, à espera de um passaporte para voltar aos Estados Unidos.

Apesar de ter nascido no município de Surubim, em Pernambuco, o homem vivia há mais de 40 anos do país norte-americano e decidiu retornar ao Brasil para reencontrar a família.

O registro da Polícia Federal dá conta que Adauto desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na manhã do dia 12 de outubro deste ano. Ele conta que seguiu para Pernambuco em busca dos familiares, mas não os encontrou. "Eu fui lá, gastei tudo que eu tinha nesta viagem. Não consegui achar nenhum deles."

Adauto de Souza confessou que não sabe como chegou ao Rio de Janeiro porque bebia muito na época em que chegou ao país, nem onde ficou seu passaporte. Ele chegou a ser encaminhado para um abrigo pelo Posto Avançado de Atendimento a Migrantes da Guarda Municipal, em 30 de outubro, mas retornou ao Galeão, onde vive com a ajuda dos funcionários.

A Delegacia do Galeão está em contato com o banco que prestava serviços ao idoso nos Estados Unidos, para quem enviassem um cartão de crédito que permitisse a volta dele para casa. Um funcionário do aeroporto pagou a taxa devida. Adauto conseguiu dar entrada em um novo pedido de passaporte, que deve ficar pronto ainda nesta semana.

Tudo o que Adauto quer é ouvir a notícia que vai voltar para o país onde morava. "Está aqui o seu passaporte, e está aqui o seu ticket para você poder voltar para os Estados Unidos. Era isso que eu queria hoje", descreveu.
 
Fonte - Integração FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.