BLOG DO EDINHO SOARES: 29º Festival de Violeiros de Surubim homenageia o repentista Antônio Estado, que completaria 100 anos em 2025

terça-feira, 26 de agosto de 2025

29º Festival de Violeiros de Surubim homenageia o repentista Antônio Estado, que completaria 100 anos em 2025

 O 29º Festival de Violeiros de Surubim que se realizará nesta quinta-feira, 28 de agosto, faz parte da programação cultural da 46ª Exposição de Animais do município. Serão sete duplas de repentistas representando os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco que se apresentarão no palco do parque de exposições a partir das 19h desse dia. Sem dúvidas eles proporcionarão um espetáculo da mais autêntica cultura popular nordestina.

Esse festival surubinense, pela sua qualidade e tradição, tem sido exaltado como um dos mais importantes de todo o estado de Pernambuco e, por conseguinte, do Nordeste. Nos últimos anos se realizava na Rua João Batista e desta vez chegou ao parque de exposições justamente num momento de uma mostra pecuária, onde o clima rural, com o gado servindo de cenário, relembra os primeiros momentos da cantoria quando esses poetas populares atravessavam a noite em desafios nas casas de fazendas cantando para um público fiel e apaixonado.

Neste ano, o poeta repentista Antônio Estado completa seu centenário de nascimento e receberá as homenagens dos realizadores do evento. Curiosamente, dele, pode-se dizer que, por ter nascido no povoado do Tambor foi bom-jardinense até o ano de 1928 quando Surubim emancipou-se de Bom Jardim. Foi surubinense até 1991 quando o Tambor passou a fazer parte do novo município de Vertente do Lério. No entanto, passou sua vida profundamente identificado com Surubim onde residia e seu nome é merecidamente lembrado como um dos artistas populares mais importantes da História do município.

As duplas que se apresentarão na noitada são, Raimundo Caetano e Rogério Menezes; Jonas Bezerra e Ismael Pereira; João Lourenço e Hipólito Moura; Edvaldo Zuzu e Daniel Olímpio; Jairo Silva e Jéferson Silva; Felipe Pereira e André Santos; Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa. Este Festival que vem sendo realizado há décadas por Nêgo do Mandurí e Fernando Guerra terá sua apresentação feita pelos poetas Felizardo Moura e Iponax Vila Nova, enquanto Klebson Oliveira será o declamador principal.

Saiba mais sobre o homenageado do evento, continue lendo clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.