BLOG DO EDINHO SOARES: ACANLOBOS 2011

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ACANLOBOS 2011

Encontro regional mostra aos lobinhos importância da preservação do meio ambiente



Uma das atividades para os lobinhos foi sobre o fogo.


O Acanlobos 2011 (Acantonamento Distrital para Lobinhos e Escoteiros) foi realizado simultaneamente em diversos distritos do Paraná no último final de semana. Com o tema "Os Quatro Elementos - Terra, Ar, Fogo, Água", 50 lobinhos pertencentes ao Distrito 81, do Sudoeste, estiveram em Pato Branco para participar das atividades desenvolvidas, que tinham por objetivo trabalhar com as crianças a importância da preservação do meio ambiente através dos seus quatro elementos.

Rafael Caldart, presidente do Grupo de Escoteiros Primavera de Pato Branco, é um dos responsáveis pela organização do evento e destaca que o Acanlobos do Distrito 81 de 2011 recebeu lobinhos dos grupos de escoteiros Primavera e Coroados de Pato Branco, 14 de Dezembro de Francisco Beltrão e Tupinambá de Coronel Vivida.



Lobinho: uma educação para a vida

Segundo Rafael, a alcateia é o segmento do movimento escoteiro para crianças entre 6,5 e 10 anos de ambos os sexos. Para ser lobinho, a criança precisa cumprir a "Promessa do lobinho" de fazer o melhor possível para cumprir seus deveres para com Deus e à pátria, obedecer à lei do lobinho e fazer todos os dias uma boa ação. Composta por cinco mandamentos, as leis dos lobinhos falam sobre ouvir sempre os mais velhos, pensar primeiro nos outros, abrir olhos e os ouvidos, ser limpo e estar sempre alegre e dizer sempre a verdade.

Através de diversas lições e atividades, os lobinhos são preparados para a vida em sociedade. "O movimento escoteiro está baseado na formação do caráter da criança e do jovem. Nós trabalhamos o desenvolvimento da parte física, intelectual, afetiva, social, cívica e até mesmo religiosa. Nós estamos em uma sociedade que hoje tem muitos problemas, mas temos certeza que estas crianças que estão aqui serão grandes chefes de família e empresários. Elas estarão bem encaminhadas para o mundo adulto", reitera Rafael.

O jovem presidente fala por experiência própria, já que faz parte do movimento escoteiro desde os 14 anos e hoje, aos 22 anos, ocupa o cargo mais alto do grupo. "Não tive chance de ser lobinho, mas há dois anos estou à frente da alcateia e vejo como o nosso trabalho é importante", ressalta.


FONTE - JORNAL DE BELTRÃO - JORNALISTA LUANA BORBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.