BLOG DO EDINHO SOARES: ÓLEO AVANÇA E ATINGE MAIS PRAIAS NO GRANDE RECIFE

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

ÓLEO AVANÇA E ATINGE MAIS PRAIAS NO GRANDE RECIFE

Praia de Barra de Jangada e Ilha do Amor, em Jaboatão, foram atingidas nesta quarta-feira (23). Em seis dias, foram recolhidas 489 toneladas de resíduos no litoral pernambucano.

O óleo que invadiu o litoral nordestino avançou e chegou a praias de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife nesta quarta-feira (23) (veja vídeo acima). Equipes da limpeza urbana do município, da Defesa Civil, entre outras, iniciaram a limpeza da área ainda na madrugada, inclusive dentro da água.

"A equipe da SDS [Secretaria de Defesa Social], junto com o técnico da secretaria Meio Ambiente, identificou fragmentos de óleo na areia tanto da praia de Barra de Jangada quanto na Ilha do Amor, próximo à foz do Rio Jaboatão", disse o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, José Bertotti.

Manchas de óleo no Nordeste: o que se sabe sobre o problema

Lista de praias atingidas pelas manchas de óleo no Nordeste

A cidade é a oitava em Pernambuco a ter a orla atingida desde que a substância ressurgiu no estado na quinta (17). Desde então, foram recolhidas 489 toneladas de resíduos no litoral pernambucano, segundo balanço divulgado na noite da terça-feira (22).

"O recolhimento desse óleo não tem que ser feito por voluntários, tem que ser feito pela empresa causadora do dano. Como infelizmente a nossa inteligência ainda não conseguiu descobrir a fonte causadora, então isso é assumido integralmente pelo governo federal", afirma Bertotti.

A prefeitura de Jaboatão detectou as manchas por volta das 23h da terça-feira (22) e começou a atuar no recolhimento do óleo às 4h desta quarta-feira (23). A administração municipal estava de prontidão desde que as manchas chegaram à Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, vizinha de Barra de Jangada.

"São 180 pessoas da limpeza urbana do município, 60 homens do Exército, 40 da Marinha e 50 do sistema penitenciário", afirmou o superintendente de Meio Ambiente de Jaboatão, Arthur Paiva.

Além de Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho estão na lista de cidades que registraram as manchas desde o dia 17 de outubro.


Além da atividade nos locais cobertos pelo óleo, grupos se mobilizaram e formaram pontos para receber donativos, como equipamentos de proteção individual (EPIs), no Recife, em Ipojuca e no Cabo de Santo Agostinho.

Especialistas afirmam que o impacto do óleo no meio ambiente vai durar décadas, com prejuízo para espécies marinhas, para toda a cadeia alimentar e para os seres humanos. Além do recobrimento de praias, arrecifes, mangues e solos rochosos, que são difíceis de serem limpos, os fragmentos se decompõem e há moléculas nocivas ao ecossistema e à fauna.

"As placas grandes de óleo vieram com maior força impactando a biodiversidade e colocando em risco a vida das pessoas. Possivelmente, vamos ter um custo alto", avaliou o biólogo marinho e professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Clemente Coelho Junior.

Segundo o pesquisador, o ideal seria um decreto estadual de emergência devido ao desastre ambiental. "Todos os estados nordestinos deveriam decretar estado de emergência. Lógico que ficou muito mais destacado o norte de Alagoas, Sergipe, Bahia e o nosso litoral", disse.

Caminho do óleo em Pernambuco
As manchas de óleo começaram a ser registradas no final de agosto e no começo de setembro em Pernambuco e na Paraíba. As praias pernambucanas estavam limpas desde o dia 25 de setembro, quando voltaram a ser atingidas pela substância na quinta (17), em São José da Coroa Grande, cidade próxima à divisa com o estado de Alagoas.

Na sexta-feira (18), o óleo chegou até praias de Tamandaré, como a paradisíaca Praia dos Carneiros, de Sirinhaém e Barreiros. No sábado (19), praias de Ipojuca, vizinhas a Porto de Galinhas, foram atingidas.


No domingo (20), o óleo chegou às praias de Suape, Calhetas, Itapuama, Xaréu e à Ilha de Tatuoca, no Cabo de Santo Agostinho. Voluntários e equipes se uniram para retirar o material da água, da areia e do mangue.

Outras praias do município foram atingidas na segunda (21), mesmo dia em que voluntários escreveram pedidos de socorro na areia e de luvas e trator. Foi também na segunda que o vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), anunciou que o Exército ia passar a atuar na limpeza do litoral nordestino.

Na terça (22), o mesmo dia em que a 10º Brigada de Infantaria Motorizada começou a auxiliar na retirada do óleo nas praias pernambucanas, três ministros vieram ao estado e se reuniram com o governador Paulo Câmara (PSB) para acompanhar as ações adotadas: do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto; da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva; e do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Por G1 PE e TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.