BLOG DO EDINHO SOARES: CADA VEZ MAIS PERTO DE VIRAR SANTO, FREI DAMIÃO É CONSIDERADO VENERÁVEL

terça-feira, 9 de abril de 2019

CADA VEZ MAIS PERTO DE VIRAR SANTO, FREI DAMIÃO É CONSIDERADO VENERÁVEL

O Papa Francisco autorizou, na manhã de ontem (8), promulgar o decreto pelo qual reconhece as virtudes heroicas do Frei Damião de Bozzano. A decisão ocorreu no último dia 6 de abril, durante uma audiência com o Cardeal Ângelo Becciu, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano, em Roma. Com isso, ele é considerado venerável, ficando mais perto de ser consagrado santo pelo Vaticano.

O título de venerável antecede o de beato e, depois, o de santo. Além de Frei Damião, outros sete decretos foram assinados pela santidade nesta segunda, dos quais dois são em referência a brasileiros. O processo de canonização é demorado e inclui a reunião de documentações que comprovem os atos de Frei Damião.

O processo para que o Vaticano declare uma pessoa santa começa quando o bispo local inicia a causa com a Congregação do Vaticano para as Causas dos Santos, com um postulador pesquisando e estudando detalhes da vida e das obras da pessoa a ser declarada santa. O capuchinho frei Jociel Gomes é o responsável pelo encaminhamento desses documentos e relatórios referente à causa junto ao Vaticano.

Após nove anos de trabalho reunindo e organizando dados, testemunhos e documentos, frei Jociel Gomes da Silva enviou a documentação do processo para o Vaticano em 28 de junho de 2012 com a autorização do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. “O povo já proclama Frei Damião santo por tudo que ele viveu nas missões e no dia-a-dia da população pobre do Nordeste, mas a Igreja mantém a salutar cautela dos estudos da vida e das obras, antes e depois de sua morte, para declará-lo santo”, explicou dom Fernando em nota da Arquidiocese. “Continuemos rogando a Deus para que nos dê a graça de alcançar a canonização de Frei Damião”, comentou.

O título é um reconhecimento da Igreja de que a pessoa teve uma vida especialmente sagrada ou foi martirizada por sua fé. O próximo passo é comprovar o primeiro milagre, fazendo com que a pessoa seja beatificada. Se o Vaticano reconhecer um segundo milagre, o Papa nomeia-o santo. É a canonização, que atribui ao novo santo um dia de festa (normalmente na data de sua morte, que é quando nasce para a vida no céu), permitindo que igrejas sejam nomeadas em sua honra.

No Brasil, além de Frei Damião, o Vaticano reconheceu um milagre atribuído à intercessão do venerável Donizetti Tavares de Lima, sacerdote diocesano nascido em 3 de janeiro de 1882, em Cássia, município de Minas Gerais, e falecido em 16 de junho de 1961 em Tambaú, em São Paulo. Também reconheceu as virtudes heroicas de Nelson Santana, nascido em Ibitinga, São Paulo, em 31 de julho de 1955 e falecido em Araraquara, também em São Paulo, em 24 de dezembro de 1964.

Nascido em Bozzano, na Itália, em 5 de novembro de 1898 e falecido no Recife, aos 98 anos, em 31 de maio de 1997, Frei Damião na verdade se chamava Pio Gianotti. Era o segundo dos cinco filhos do casal de camponeses Felice e Maria Giannotti. Aos 13 anos de idade ele ingressou no Seminário Seráfico de Camigliano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em 17 de março de 1911. Aos 17 anos, em julho de 1915, emitiu os primeiros votos e recebeu o nome de Frei Damião de Bozzano.

Foi convocado a servir ao exército durante a Primeira Guerra Mundial, em 1918 e só depois retomou seus estudos religiosos, ingressando, em 1920, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, para estudar teologia. Em 1923 ele é ordenado sacerdote e em 1931 foi enviado para o Brasil, ficando no Convento de Nossa Senhora da Penha, na Capital Pernambucana.
O trabalho realizado por Frei Damião durante esse tempo fez com ele fosse muito adorado em todo o Brasil, mas principalmente no Nordeste. Realizando Santas Missões, ele alcançou milhares de fiéis em várias viagens que fez pela região, fazendo sermões, ouvindo confissões e atendendo homens, mulheres e crianças. Além de uma deformação na coluna, provocada pelo tempo, assim como dificuldades na fala e respiração, Frei Damião sofreu uma embolia pulmonar.

A saúde ficou ainda mais grave em 1997, quando realizou a última missão, em fevereiro, na cidade de Capoeiras. No dia 12 de maio de 1997, foi internado no Real Hospital Português onde, no dia seguinte, sofreu um derrame cerebral e foi levado para a UTI. Frei Damião está enterrado na capela de Nossa Senhora das Graças, de quem era devoto, no Convento São Félix, no Recife.
Por - Maiara Melo / Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.