BLOG DO EDINHO SOARES: DESFILES CÍVICOS DAS ESCOLAS DE OROBÓ - NESTE DOMINGO ÀS 15H, SERÁ VEZ DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ VIRGOLINO DE AGUIAR, EM MATINADAS - FIQUE POR DENTRO DO TEMA LOCAL

domingo, 2 de setembro de 2018

DESFILES CÍVICOS DAS ESCOLAS DE OROBÓ - NESTE DOMINGO ÀS 15H, SERÁ VEZ DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ VIRGOLINO DE AGUIAR, EM MATINADAS - FIQUE POR DENTRO DO TEMA LOCAL

MATINADAS é um povoado que pertence a Divisão Administrativa do 3º Distrito UMBURETAMA.

DESFILE CÍVICO- SUBTEMA: DIVERSIDADE RELIGIOSA: MOVIMENTOS QUE FLORESCERAM EM NOSSO CHÃO.

 Em Matinadas a Religião predominante é a Religião Católica. Com a evocação de São Severino foi edificada uma Capela em 1952.

Está na história que a prática religiosa das comunidades teve início com o espírito português do nosso fundador Manoel José de Aguiar, nos fins do século XVIII, que implantou na sua casa o costume da reza em família. O fundador construiu uma capela para seu filho que quando se ordenasse padre rezaria as missas. Esta hoje é a IGREJA MATRIZ DA NOSSA CIDADE amplamente reformada.

  Nas localidades do Município foram introduzidos os ORATÓRIOS e eram nesses locais que as famílias falavam com Deus. Em seguida vieram as construções das Capelas em cada propriedade rural; os padroeiros eram escolhidos, conforme a fé e devoção do fazendeiro.

As primeiras Capelas foram a de Lagoa de Jundiai 1855, pertencente a família Severino Cavalcanti Borba; a de Jussaral, sob a evocação de São Sebastião, edificada por Senhor Sebastião Gomes da Silva proprietário; a de Figueiras evocação a Santo Antonio em 1875 proprietário Sr. Joca de Figueira. A Capela São José, na propriedade Tanques pertencente a família Rafael Virgolino de Aguiar; A Capela São João Batista na propriedade de Adelino da Mata Ribeiro em Serra Verde a de Chã do Rocha edificada em 1944 sob a evocação de São Sebastião. A partir dessas vieram outras tantas, hoje contamos com mais de 40 Capelas e a mais recente é a do Sr. Sebastião Urbano a Capela Nossa Senhora das Vitórias, na sua propriedade em Caiçaras.

A religião Católica é uma religião cristã,que segue os ensinamentos de Jesus Cristo revelados na Bíblia, especialmente no Novo Testamento. É uma religião “monoteísta”, que professa a fé no Deus Único. A Igreja Católica Apostólica é fundamentada na doutrina dos Apóstolos.

Orobó tem sua padroeira Nossa Senhora da Conceição. É considerada a Terra da Religiosidade, conforme registro nos Livros Cheiro da Terra e Religiosidade da Minha Terra. Antigamente as famílias mandavam seus filhos para o Seminário para ser Padre. Atualmente podemos citar Dom Manoel Reis Farias recentemente aposentado como Bispo Emérito de Petrolina, filho de Chã do |Rocha; em atividades Padre Antônio Lucena, também, filho de Chã do Rocha, Padre José Nivaldo, Frei Edielson, todos exercendo o sacerdócio em outras localidades.

 No nosso município contamos com Diversidades Religiosas de Igrejas e Templos e altos índices de adeptos. A Igreja Evangélica, tem crescido nesta comunidade. Ela foi chamada à existência para pregar aos homens a Verdade, mostrando-lhes o caminho, que, seguido, os conduzirá à vida. 

Nos últimos 50 anos, esses Movimentos Religiosos, floresceram em nosso Município. O Pluralismo Religioso é uma característica marcante não só em Orobó, como em Pernambuco e no Brasil.       

Dialogar, conhecer, estudar ou pesquisar o Universo Religioso são atividades fascinantes, interessantes e servem, sobretudo, para acabar com os fundamentalismos. Em nome das religiões, não se justificam guerras e conflitos, porque todas elas devem ensinar o amor como valor maior da convivência humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.