BLOG DO EDINHO SOARES: 2025

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Emancipação política de Orobó 2025 - Credenciamento vendedores ambulantes

 A Prefeitura Municipal de Orobó informa que nesta terça-feira (26) iniciará o credenciamento dos vendedores ambulantes e barraqueiros, que desejarem comercializar durante a emancipação politica de Orobó 2025. Os interessados devem procurar o DEPARTAMENTO DE TRIBUTAÇÃO até o dia 02 de Setembro, das 08:00hs às 15:00hs, e deverão apresentar as seguintes documentações: RG, CPF e Comprovante de Residência atualizado. Terão prioridade aqueles que já possuem cadastros no município e que tenham atuado na Emancipação Política de Orobó do ano de 2024. A prefeitura informa que o credenciamento é obrigatório, e que somente os credenciados poderão atuar no evento, informa ainda que os mesmos devem obedecer às recomendações da organização do evento, entre elas, a proibição de comercialização de bebidas em vasilhames e recipientes de vidros. Tais medidas visam contribuir para a organização, controle e segurança dos eventos realizados neste município.

Til de Chã do Rocha é o aniversariante do dia

 Feliz aniversário, meu amigo!

Desejo que seu dia seja cheio de boas surpresas e cercado de quem você mais ama. Que nunca te faltem motivos para sorrir e que esse novo ano seja marcado por grandes realizações. 

Parabéns!

domingo, 24 de agosto de 2025

"Formamos um time unido, que prioriza a união e o trabalho", diz vice-prefeito de Casinhas

 O vice-prefeito de Casinhas, Lúcio Silva, do União Brasil, concedeu entrevista ao Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios. Ele é ex-vice-prefeito da cidade de Orobó e faz parte do grupo político liderado pelo prefeito de Surubim, Cleber Chaparral, um dos principais nomes do partido no estado.

Segundo Lúcio, que transferiu seu domicilio eleitoral para Casinhas apenas em 2024, estar ao lado da prefeita Juliana de Chaparral, do União Brasil, tem sido uma experiência muito importante. "Formamos um time unido, que prioriza a união e o trabalho. Quando recebi o convite de Chaparral para transferir meu título para cá fiquei muito feliz, porque acompanhei o projeto de Juliana desde o seu começo e sei o quanto ela se dedicou para chegar onde chegou", disse.

O vice-prefeito disse que a gestão de Juliana tem rendido bons frutos para Casinhas. "Por onde a gente passa enxergamos obras e mais obras da prefeita Juliana, do nosso ex-deputado Chaparral e da nossa governadora Raquel Lyra. É muito trabalho, do jeito que a população merece".

Para finalizar Lúcio Silva lembrou que em recentes pesquisas de opinião pública a gestão de Juliana de Chaparral é aprovada por 85% da população local, uma prova, segundo ele, incontestável do bom trabalho que a prefeita tem feito no município.

Sem bola na trave em 2026

 Se em 2018 Juliana de Chaparral foi a artilheira que mais chutou, mas viu a vaga escapar por detalhes no coeficiente eleitoral, em 2026 o jogo promete ser outro. Filiada ao União Brasil, a prefeita de Casinhas chega com muito mais estrutura, prestígio e apoios robustos — e a sensação nos bastidores é de que, desta vez, a bola não apenas vai entrar no gol, como vai estufar as redes com força.

Recentemente, a gestora somou um reforço de peso ao seu projeto: o prefeito de Sairé, Gildo Dias (PT), que anunciou adesão ao grupo político da pré-candidata. Mas não para por aí. Juliana chega para essa nova disputa ancorada em uma ampla rede de alianças que atravessa o Agreste e o Estado, consolidada também ao lado do esposo, o prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), que deixou o mandato de deputado estadual justamente para assumir a missão de comandar a principal cidade da região. O casal Chaparral não apenas centraliza protagonismo político no Agreste Setentrional, como também avança para consolidar influência estadual.

O apoio de prefeitos em exercício é outro trunfo que dificilmente pode ser ignorado. Estão com Juliana nomes como Biu Abreu (Orobó), Janjão (Bom Jardim), Dr. Histenio Sales (Vertente do Lério) e Lindonaldo da Farinha (Frei Miguelinho), todos do PSD da governadora Raquel Lyra. A costura política mostra que Juliana conseguiu transitar para além de suas próprias fronteiras partidárias e municipais, sinal de habilidade política e de uma candidatura que se fortalece a cada dia.

Até adversários reconhecem: se em 2018 a falta de estrutura partidária e o cálculo eleitoral travaram sua chegada ao Legislativo, em 2026 o enredo será outro. Juliana de Chaparral entra na disputa com popularidade recorde como prefeita — a mais bem avaliada da história de Casinhas — e um conjunto de apoios que pode transformar o sonho em realidade. Ao que tudo indica, a eleição de 2026 será menos sobre chances e mais sobre confirmação.

Prefeitura de Casinhas entrega quase 100 kits de enxoval para gestantes do município

 Na manhã da última sexta-feira (22), a Prefeitura de Casinhas promoveu a entrega de quase 100 kits de enxoval para gestantes acompanhadas pelas equipes de saúde e assistência social do município. O evento aconteceu no auditório da Escola São Luiz e integrou as ações do Programa Criança Feliz, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a Secretaria de Saúde.

A cerimônia contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Cristina Aguiar, da secretária de Saúde, Alessandra Soares, os vereadores Nivaldo Silva e Everaldo Barbosa, além de profissionais de saúde, assistentes sociais e as futuras mamães contempladas. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a proteção social e o cuidado com as famílias casinhenses desde a gestação.
A prefeita Juliana de Chaparral destacou a importância da ação como gesto de acolhimento e apoio às famílias. "Foi um momento especial, de acolhimento e atenção, reafirmando um dos compromissos do nosso governo: cuidar com amor das nossas futuras mamães e bebês de Casinhas. Nossa gestão assegura todo apoio no acompanhamento no pré-natal, inclusive em casos de gravidez de risco, encaminhamentos para cirurgias e, também, com a entrega desses enxovais", afirmou.
A prefeita Juliana de Chaparral destacou a importância da ação como gesto de acolhimento e apoio às famílias. "Foi um momento especial, de acolhimento e atenção, reafirmando um dos compromissos do nosso governo: cuidar com amor das nossas futuras mamães e bebês de Casinhas. Nossa gestão assegura todo apoio no acompanhamento no pré-natal, inclusive em casos de gravidez de risco, encaminhamentos para cirurgias e, também, com a entrega desses enxovais", afirmou.

Casinhas recebe novos padres em missa com rito de posse presidida pelo bispo Dom Francisco Lucena

 A comunidade católica de Casinhas viveu uma noite de renovação e fé no último sábado (23 de agosto), com a celebração da missa de posse do novo pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, padre Luiz Jorge de Carvalho, e do novo vigário paroquial, padre Leandro Gomes. A cerimônia, realizada na Igreja Matriz, foi presidida pelo bispo da Diocese de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, e contou com grande participação de fiéis, além da presença de autoridades civis e religiosas.

Representando a prefeita Juliana de Chaparral, o vice-prefeito Lúcio Silva destacou a acolhida da comunidade aos novos sacerdotes. "Aqui vocês encontrarão um povo simples, mas de coração enorme. Estamos à disposição para caminhar juntos nessa missão de fé", afirmou. Também acompanharam a celebração o presidente da Câmara Municipal, Maciel Sales, vereadores e secretários municipais, reforçando a importância do momento para a vida religiosa e social do município.
Os novos padres chegam para substituir os sacerdotes Ayrton Barbosa e Álvaro Benício, que se despediram da comunidade no último domingo e foram transferidos para a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Carpina.

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Alerta no Agreste: Compesa detalha ações diante do pré-colapso da Barragem de Jucazinho

 Confirmando todas as previsões dos institutos meteorológicos, o inverno na região do Agreste, na bacia hidrográfica do Rio Capibaribe que alimenta a Barragem de Jucazinho, não houve chuvas suficiente para recuperar os níveis de acumulação de água no manancial. A quadra chuvosa dessa região já está se encerrando e a barragem continua em situação de pré-colapso, estando hoje com 2,49% da sua capacidade máxima (204 milhões de metros cúbicos). De acordo com as expectativas dos técnicos da Compesa, o volume atual do reservatório, cerca de cinco milhões de metros cúbicos, pode chegar até o mês de janeiro.

"Nossos estudos e simulações matemáticas indicam que conseguiremos manter a exploração da Barragem de Jucazinho até o início do próximo ano, apesar do elevado índice de evaporação que é comum em épocas mais quentes", ressalta o gerente de Produção da Compesa, Augusto Dantas. Ele destacou que a retirada da cidade de Caruaru do Sistema Jucazinho foi importante para que as demais cidades continuem recebendo água pela rede de distribuição, ação que foi concluída em março deste ano.

Porém, desde o mês de janeiro, quando os níveis de Jucazinho baixaram consideravelmente, devido à escassez de chuvas na região, a Compesa iniciou uma série de investimentos de enfrentamento à crise hídrica buscando minimizar os impactos sobre os municípios atendidos por este sistema.

Para atender as cidades do Tramos Sul, que compreendem Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Bezerros e Gravatá, a Companhia iniciou os testes em uma inversão saindo da Estação de Tratamento de Água – ETA Salgado, que desde março está recebendo água do Rio São Francisco. Esta água está seguindo pela Adutora de Jucazinho fazendo o sentido contrário, para atender a estes municípios. Além desse investimento, Bezerros e Gravatá também receberão o reforço no abastecimento através da conclusão das obras da Adutora de Serro Azul.

Para reforço do abastecimento, também foram iniciados os testes da Estação de Tratamento de Água – ETA Bela Vista, localizada em Caruaru, e que tem a possibilidade de colocar água da Adutora do Agreste nas cidades abastecidas pelo Tramo Norte por Jucazinho, que são: Surubim, Salgadinho, Casinhas, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Vertente do Lério e Toritama. Ainda para atender as cidades do Tramo Norte, está prevista para outubro a entrega da nova Estação de Tratamento de Água – ETA Alto Capibaribe, localizada no bairro Nova Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe, que terá capacidade para produzir 200 litros de água por segundo e está recebendo investimentos na ordem de R$ 13,97 milhões.

Em março, foram investidos R$ 4,4 milhões em uma obra emergencial, entregue em tempo recorde, que interligou a Adutora do Agreste ao Sistema Adutor de Jucazinho para transportar 400 litros de água por segundo do Rio São Francisco para a Estação de Tratamento de Água-Água-ETA Salgado. Com essa medida, Caruaru deixou de ser atendida por Jucazinho e a vazão que atendia ao município foi destinada a Surubim, Casinhas, Salgadinho, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Vertente do Lério, Toritama, Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Bezerros e Gravatá, que também dependem de Jucazinho. A iniciativa beneficiou 850 mil pessoas.

Em abril, a Compesa realizou intervenções emergenciais para a exploração da reserva técnica do manancial como a instalação de duas balsas flutuantes para captar a água e implantou uma nova tomada de água que foi ancorada na parede da Barragem. O volume de chuvas esperado para este período de inverno, com a esperança de recuperação do manancial, não aconteceu e as previsões são que a água armazenada chegue até janeiro.

ADUTORA DO AGRESTE

A celeridade às obras da Adutora do Agreste é ainda outra ação importante para a região. O trecho da obra do Lote 4B da Adutora do Agreste que compreende Caruaru/Santa Cruz do Capibaribe, passando por Toritama, envolve o assentamento de 66 quilômetros de tubulações, dos quais 63 quilômetros já foram executados e até o início de 2026 deve entrar em fase de testes. Esse trecho será interligado à Adutora do Alto Capibaribe que foi inaugurada em dezembro de 2024 e garantirá a continuidade do atendimento a estes oito municípios que hoje dependem exclusivamente de Jucazinho.

Especificamente para atender as cidades de Bezerros e Gravatá, a Compesa já executou 64% da obra do Lote 5B da Adutora do Agreste, que levará água da Estação de Tratamento – ETA Salgado, em Caruaru, até os dois municípios. Esse lote está recebendo um investimento de R$ 92 milhões.

Com informações da Compesa

"Festival do Leite Quente supera expectativas e já se consolida como uma das maiores festas culturais da região", diz secretária de Cultura de Casinhas

 A primeira edição do Festival do Leite Quente, realizada no último final de semana, transformou o distrito de Oratório, em Casinhas, no Agreste Setentrional, em um polo de cultura, gastronomia e lazer. Durante três dias, o clima ameno da serra recebeu milhares de visitantes e consolidou o evento como uma das maiores festas culturais e gastronômicas da região.

Em conversa com o Blog MAIS CASINHAS, a secretária de Cultura do município, Alessandra Almeida, fez um balanço bastante positivo da estreia do festival. "Estamos muito felizes com o sucesso do festival. Tivemos uma estrutura muito organizada, com total apoio da Prefeitura de Casinhas, que garantiu todo o investimento necessário para a realização do evento. Contamos com diversas barracas de comidas típicas, produtos à base de leite e produção artesanal, movimentando a economia local e dando oportunidade para os pequenos empreendedores, que tiveram sucesso de vendas", destacou.
A secretária também ressaltou a forte adesão do público. "A participação superou as expectativas ao longo dos três dias. O festival já se consolidou como uma das maiores festas culturais e gastronômicas da região. Foi um verdadeiro sucesso, tanto na organização quanto na recepção calorosa de todos que estiveram na Serra de Oratório prestigiando o evento", afirmou.

Alessandra aproveitou para agradecer aos parceiros e colaboradores que contribuíram diretamente para o êxito da festa. "Quero agradecer ao nosso secretário de Infraestrutura, William Santana, ao diretor de Obras, Joãozinho de Serra Verde, além de Biu, Nanai e tantos outros colaboradores; à secretária de Assistência Social, Ana Cristina, e à amiga Jaldilene, que nos ajudou bastante do início ao fim. E, em nome da comunidade de Oratório e de todos os casinhenses, um agradecimento especial à prefeita Juliana de Chaparral e ao vice-prefeito Lúcio Silva, por esta grandiosa ação que ficará marcada na história de Casinhas".

Encerrando, Alessandra já deixou no ar a expectativa para a próxima edição: "Foi uma festa linda, uma experiência única, mas que já deixa saudades. Eu mesma já estou ansiosa pelo próximo ano, se Deus quiser".

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Prefeito Biu Abreu tem contas de 2022 aprovadas pela Câmara de Vereadores, com base no parecer do Tribunal de Contas de Pernambuco

 É com transparência e responsabilidade que o prefeito Biu Abreu compartilha uma conquista importante: as contas do exercício de 2022 foram aprovadas pela Câmara de Vereadores na noite desta quarta-feira, (20/08), seguindo o parecer técnico emitido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCPE). Este resultado reforça o compromisso da gestão com a correta aplicação dos recursos públicos, a prestação de contas clara e o zelo pela boa governança.

O processo de análise ocorreu com a devida natureza técnica e criteriosa, envolvendo a avaliação de quanto foi arrecadado, como foram aplicados os recursos, o cumprimento de metas fiscais, o equilíbrio entre despesas e receitas, bem como o atendimento às normas legais e aos princípios da administração pública. O parecer do TCPE, fundamentado em auditorias, verificações e documentos oficiais, apontou que as ações de gestão financeira do município, em 2022, foram conduzidas dentro dos padrões estabelecidos, contribuindo para a transparência e a responsabilidade fiscal.

A aprovação pela Câmara de Vereadores com 8 votos sim e 3 abstenções,  representa, ainda, o reconhecimento da qualidade da gestão pública local, bem como a confiança dos vereadores no planejamento estratégico adotado pela Prefeitura para promover desenvolvimento, qualidade de vida e serviços essenciais à população. Entre os aspectos verificáveis, destacam-se:

  • Regularidade das receitas e despesas, com observância aos limites legais e aos componentes da lei de responsabilidade fiscal.
  • Controle rigoroso de tomada de contas, contratos, licitações e atos de gestão.
  • Cumprimento de metas fiscais propostas no planejamento anual.
  • Transparência na divulgação de informações financeiras para a população, permitindo acompanhamento cidadão.

O prefeito Biu Abreu ressalta que a aprovação não é apenas um indicativo de conformidade, mas também um estímulo para manter o mapa de prioridades traçado pelo município: educação de qualidade, saúde, infraestrutura, assistência social. O prefeito Biu Abreu reforça que a responsabilidade fiscal continua sendo uma das pilares da administração, com foco em investimentos que retornem em benefício direto para os moradores de Orobó.

A Câmara de Vereadores presidida pelo vereador Isac Aguiar em sua maioria, ao reconhecer a conformidade das contas com o parecer do TCPE, reforça a importância da participação social, da auditoria independente e do compromisso com a ética na gestão pública. A população pode continuar contando com a continuidade de ações transparentes, com auditorias regulares, e com a prestação de contas de forma acessível e compreensível.

Votação: (SIM) Amilton, Andréa de Matinadas, Chefe, Isac Aguiar, Lalá do Povo, Lúcio Donato, Paulo Brito e Til de Chã do Rocha

Abstenções: Isabelle Brito, Néu e Mucuri