BLOG DO EDINHO SOARES: COVID-19: OS DESAFIOS DAS AULAS PRESENCIAIS

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

COVID-19: OS DESAFIOS DAS AULAS PRESENCIAIS

O conteúdo a seguir foi originalmente publicado na edição nº 264 da revista BOA VONTADE, de outubro de 2021. Para conferir a publicação, que é gratuita, clique aqui.
 
Com evasão escolar zero, unidades da LBV mostram como o acolhimento tem sido fundamental para os estudantes
 
Desde o início de agosto, quem entrou nos espaçosos pátios do Conjunto Educacional Boa Vontade, na capital paulista, já pôde ver os alunos se espalhando pelo lugar, alegres, brincando ou fazendo atividades esportivas, não ainda como antes, pois há todo um rigoroso cuidado da equipe da LBV, a fim de manter o distanciamento tão importante para evitar o contágio da Covid-19.
 
Talvez o que não se possa imaginar ao observar cenas como essas é que, apesar da pouca idade, muitos deles viveram situações difíceis em seus lares, neste longo período de aulas remotas (mais de 1 ano e meio), que ainda continuam em modalidade de revezamento com as aulas presenciais.
 
Pesquisadores da área médica, por sinal, não se cansam de alertar que é um grande erro subestimar os sentimentos de crianças, adolescentes e jovens, que também enfrentaram sérias restrições impostas pela crise sanitária do novo coronavírus. Ansiedade, solidão, medo e apatia são algumas das palavras incorporadas no vocabulário dessa gente nova, cujos sentimentos merecem atenção, a fim de que não haja traumas e repercussões no futuro.
 
Atenta a esse cenário, desde o início da pandemia, as equipes das escolas da rede de ensino da Legião da Boa Vontade têm trabalhado nas cinco unidades escolares de Educação Básica da Instituição (em Belém/PA, Brasília/DF, Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP) para minimizar o impacto dessas emoções, vividas com intensidade ainda maior pelas famílias mais pobres, que tiveram dificuldades para se alimentar, estudar e mesmo ter acesso a coisas simples, como espaços minimamente estruturados.
 
Com a retomada do ensino presencial, ainda com rodízio das turmas, em algumas unidades de sua rede, seguindo todos os protocolos sanitários definidos pelas autoridades de cada cidade, manteve a capacitação de seus profissionais, para que eles estivessem bem e preparados para receber os estudantes e seus familiares.
 
Edição nº 264 da revista BOA VONTADE, de outubro de 2021.
+ Conheça a edição nº 264 da revista BOA VONTADE
 
Além disso, é de se destacar o fato de a LBV ter conseguido finalizar o ano de 2020 com evasão escolar zero, em plena crise da Covid-19, que infelizmente tirou 4 milhões de estudantes brasileiros, entre 6 e 34 anos, dos bancos escolares, conforme revelou a pesquisa do C6 Bank/Datafolha, realizada de 30 de novembro a 9 de dezembro do ano passado.
 
Na reportagem na unidade da LBV na capital paulista, é possível conferir também as dicas de educadores e psicólogos da Entidade para facilitar a readaptação dos educandos à rotina escolar, para que perdas, ou mesmo o luto vivido, sejam superados com afeto.
 
Vivian R. Ferreira
São Paulo, SP — A retomada do ensino presencial, ainda com rodízio das turmas, segue todos os protocolos sanitários definidos pelas autoridades de cada cidade, mantendo a capacitação de seus profissionais para que eles estejam bem e preparados para receber os estudantes e seus familiares.
 
LBV: um porto seguro para alunos, pais e professores
Nada como o afeto e o acolhimento para conseguir encontrar a tranquilidade interna ao enfrentar os incômodos e medos que as incertezas nos apresentam. Por isso, essa tem sido a diretriz principal das escolas da Legião da Boa Vontade, que, antes de dar início às ações presenciais com os estudantes, manteve o diálogo com educadores por meio de capacitações não apenas dos profissionais da rede da LBV, mas também de profissionais de redes públicas, atendendo a convite, como os da Secretaria Municipal de Educação de Capão Bonito/SP, buscando reconhecer os problemas enfrentados com o isolamento social e entender as preo­cupações de professores e educandos.
 
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Vivian R. Ferreira
Suelí Periotto é supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico e responsável pelas unidades da rede de ensino da LBV. Doutora e mestre em Educação pela PUC-SP, também atua como conferencista.
 
“Com formatos diferenciados em cada cidade onde temos unidade da rede de ensino da LBV, prosseguimos com as aulas remotas e com o escalonamento presencial sendo introduzido, aos poucos, mediante a realidade e as orientações educacionais dos órgãos legais de cada local”, ressalta a professora Suelí Periotto, superintendente educacional da Legião da Boa Vontade, supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico — que compõem a linha educacional criada pelo diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, aplicada nas escolas da Instituição.
 
De acordo com ela, “tudo foi e ainda está sendo adaptado e planejado, mediante a realidade de cada local, com a competência dos profissionais de Educação nos cuidados daqueles que aplicam a linha pedagógica do educador Paiva Netto, que orienta a termos uma visão integral do indivíduo, de forma que este seja enxergado não apenas em seu aspecto cognitivo, mas também físico, emocional e espiritual. Assim vamos acolhendo as famílias que muito sofreram e ainda enfrentam inúmeros desafios”.
 
Na verdade, esse retorno tem cumprido o planejamento da organização em não deixar ninguém de fora, executado desde o início dessa crise sanitária: “Os vín­culos reforçados a cada dia nas aulas à distância são mais fortemente expandidos no contato pessoal, daí nosso principal foco ser acolher cada grupo de alunos que chega, devolvendo-lhes o ânimo e demonstrando quanto nos preocupamos com o desenvolvimento intelectual deles, para que avancem academicamente, sendo primordial que sintam o desejo dos profissionais de vê-los bem, com a saúde mental em equilíbrio, com a esperança de que dias melhores dos que os que atravessaram estão por vir”.
 
Diego Ciusz
Toda essa mudança de postura só é possível com muito diálogo, destaca Suelí: “Vamos conversando com eles e deixando claro que não têm culpa do tempo que foi necessário ficar longe da escola, que não exigiremos mais do que são capazes de oferecer e que não haverá problema revisar conteúdos até que possam apreendê-los satisfatoriamente”.
 
Aos poucos, os professores vão mensurando o aproveitamento do conteúdo pedagógico que cada estudante recebeu remotamente neste período atípico de pandemia, utilizando estratégias assertivas, muitas vezes individuais, para recupe­rar possíveis déficits na aprendizagem. Segundo a supervisora da Pedagogia da LBV, “em paralelo à aplicação do planejamento das aulas, estabeleceu-se uma contínua análise comportamental das crianças e dos jovens, que tem sido feita por profissionais da Psicologia Escolar e orientadores educacionais nas faixas etárias diversificadas dos educandos; além disso, as propostas lançadas pelos professores não são apenas voltadas ao pedagógico, de modo que os alunos sintam quanto entendemos suas inseguranças e que sempre haverá total atenção da escola com o seu bem-estar, principalmente para que eles não se sintam sozinhos”.
 
Diego Ciusz
 
José Gonçalo
Foi entendendo essa relação da faixa etária com o cotidiano desse “novo normal” que a equipe do Conjunto Educacional Boa Vontade (que compreende a Supercreche Jesus e o Instituto de Educação José de Paiva Netto) montou diferentes estratégias. Em comum, nessa escola que possui cerca de 1.500 alunos, do berçário ao Ensino Médio, a alegria e a vontade de estar novamente na sala de aula.
 
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Com o convívio presencial nos ambientes da escola, pode-se perceber nas falas de muitos educandos, especialmente daqueles vindos de lares vulneráveis, a falta que o convívio e a estrutura escolar causou no período de isolamento social: “Em casa não bate sol, aqui me sinto feliz”; “Que saudade do pãozinho e dos aniversariantes do mês”; “Eu quero mais aulas de debate, quero falar”.
 
Vivian R. Ferreira
Carolina Campos, professora de Português e Ciências do 4º ano do Ensino Fundamental, afirma que, a exemplo de outros profissionais da escola, percebeu que esse tem sido um momento em que os educandos querem ser ouvidos. “Eles desejam compartilhar os acontecimentos da vida, sejam bons ou ruins.  Estão carentes de elogio, motivação, de valorização e validação. Hoje, eu sinto que estão inseguros, o que é mais do que normal e esperado [em virtude de tudo o que passaram]”.
 
Uma das saídas encontradas pelos professores, sem deixar de lado as questões acadêmicas, foi reservar um tempo dentro do planejamento diário (com o nome de “pausa”) para que os alunos da classe compartilhem assuntos que os interessam. “Sempre presto muita atenção e demonstro interesse, converso mesmo... Eu vibro nas participações, nas respostas que eles dão, isso tem motivado bastante”, diz Carolina.
 
“Nas aulas remotas, me senti acolhida”
 
É estranho ouvir de pessoas tão jovens queixas como: solidão, tristeza, saudade dos amigos... A maioria deles teve de conviver com esses sentimentos, seja em menor ou maior grau, neste período atípico. Por isso, os docentes da LBV, mesmo durante o ensino remoto, encontraram maneiras criativas de se aproximarem mais dos estudantes, apesar da distância física. “Eles adaptaram várias atividades, muitos trabalhos eu fiz em vídeo, escrevi poemas, os professores exploravam aquilo que gostávamos de fazer, utilizaram bastante a nossa parte artística. Isso fez com que nos entendessem mais”, recorda Laís Vasconcelos Oliveira, 14 anos, do 8o ano do Ensino Fundamental do Instituto de Educação José de Paiva Netto (IEJPN).
 
A compreensão das diferentes realidades é outro ponto ressaltado pela jovem. “A escola sempre se esforçou para deixar toda essa situação mais leve, os professores entendem se a casa do aluno não tem internet ou se o celular está quebrado. Eles falavam para irmos ao instituto pegar as lições. E diziam: ‘A gente consegue arrumar isso para você, precisa de ajuda?’ Fiquei sabendo de diversas histórias de amigos meus que enfrentaram cada perrengue na pandemia, e a escola amparou”.
 
Ela conta que, graças a esses diálogos, feitos por meio de lives e conversas em aplicativos de mensagens, conseguiu enfrentar alguns desafios. “Eu fiquei bastante ansiosa. O meu avô faleceu de Covid-19 em outubro do ano passado, foi um baque. A minha avó também pegou a doença e levou uns seis meses para se recuperar, por causa das sequelas. Eu lembro que a minha mãe teve de ficar com ela, foi muito ruim, eu e minha irmã ficamos distanciadas dela para evitar o contágio.”
 
+ Conheça a edição nº 264 da revista BOA VONTADE
 
Segundo Laís, em meio a esses fatos desafiadores, foi reconfortante ouvir dos professores: “‘Que saudade, como você está?’ ou ‘Eu vi que está um pouco triste, a gente está aqui, pode falar’, isso foi acolhedor”.
 
Laís também não esquecerá mais do dia do retorno à escola: “A emoção de poder conversar, de não estar em uma tela de celular, podendo ver os professores ali, os amigos, é uma coisa muito boa que vou guardar”. A oportunidade de estar na sala de aula, renova a sua esperança: “[Na escola,] a gente consegue pegar os conteúdos mais facilmente, os professores estão revisando as matérias de uma forma muito legal, já conseguimos avançar bastante”, conta.
 
“A gente nunca se sente desamparado na LBV”
 
Pesquisas mostram que estudantes aprendem mais e melhor em ambiente de segurança emocional, estabelecendo relações de confiança entre docentes e alunos. Para Eduardo Martins, 15 anos, que está no 9o ano do Ensino Fundamental do IEJPN, isso é uma grande verdade. Estudando na escola da Instituição desde os 2 anos, disse que foi de onde “mais sentiu falta na pandemia”.
 
Ele conta que, a partir do segundo semestre de 2020, experimentou certa irritabilidade e que as disciplinas de Cultura Ecumênica e de Convivência contribuíram para um maior autocontrole, à medida que os professores os incentivavam a falar do que gostavam, das aspirações e dos desejos. “Às vezes, as pessoas estão precisando de ajuda, e colocar isso para fora é muito bom”, evidencia.
 
+ Conheça a edição nº 264 da revista BOA VONTADE
 
 Como as dificuldades também nos fazem amadurecer, Eduardo soube bem tirar desses acontecimentos bons ensinamentos: “Os conteúdos que temos na LBV não encontramos em outras escolas. Eles me deram um grande autoconhecimento, me ajudaram a entender o que estou sentindo e a encontrar formas de colocar para fora. Às vezes por desenho, textos; outras, conversando com os amigos, interagindo com a família. Eu sempre fui muito alegre, mas também explosivo, e aprendi que posso, simplesmente, fazer o que gosto no momento em que estou bravo, ou escrever algo, ouvir uma música para acalmar. Comecei a me relacionar e conhecer melhor a minha mãe, conversar mais com ela, perguntar como foi o seu dia de trabalho, e isso ajudou muito”.
 
Ao falar da Pedagogia da LBV, Eduardo foi categórico: “Não é só a parte de Matemática, de Geografia, Biologia..., os professores ajudam bastante na parte emocional. Na escola, sempre perguntam: ‘Você quer conversar, está tudo bem?’ A gente nunca se sente desamparada na LBV, sempre tem o melhor apoio possível”, conclui.
 

Se nos demais níveis escolares já houve adaptações, na Educação Infantil o planejamento e o preparo das unidades de ensino da Legião da Boa Vontade têm sido redobrados. Turmas reduzidas, carteiras com distanciamento mediante o protocolo sanitário em vigor para as escolas, atividades ao ar livre, janelas sempre abertas, ambientes ainda mais vezes higienizados e uso contínuo de máscaras, tudo para oferecer segurança a pais, crianças e profissionais nos momentos presenciais na escola. Além disso, também pela legislação educacional, cabe aos responsáveis a opção de os pequeninos permanecerem com o ensino remoto.
 
Diversificadas soluções criativas foram pensadas pela equipe da LBV, a exemplo do uso de bambolê e de tapetes coloridos individualizados de EVA (Etileno Acetato de Vinila) (veja as fotos), para que, de maneira lúdica, crianças de 0 a 6 anos compreendam o espaçamento necessário, mas não deixem de aprender e se divertir com as brincadeiras, o esporte, a dança e uma série de outras atividades lúdicas, tão enriquecedoras para o público infantil.
 
Todo esse esforço para acolher já mostra os seus frutos. Francisca Sheila Souza Higaldo, 31 anos, mãe da Maria Helena, 6 anos, aluna da escola de Educação Infantil da LBV em Curitiba/PR, diz que a menina ficou bastante agitada nos últimos tempos. Com o retorno das aulas presenciais e o apoio de uma psicóloga, a pequena Maria Helena está bem melhor. A mãe conta que a filha estava tão ansiosa para o retorno que, no primeiro dia de aula, chegou à escola antes dos demais colegas. “Saímos bem cedinho. Ela ficou muito feliz em poder ver os amiguinhos dela de volta, as professoras, das quais tinha muita saudade. Só tenho alegria e gratidão a todo mundo da LBV, a todos os colaboradores; esse é um trabalho sério.”
 
Diego Ciusz
Francisca emocionou-se ao falar da filha e das superações pelas quais a família tem passado nos últimos anos. Com a mudança de Manaus/AM, há cerca de oito anos, para a capital curitibana, em busca de melhores oportunidades de vida, ela e o esposo, Wallace Lopes da Silva, 35 anos, passaram por grandes privações com a surgimento de duas doenças no marido, a espondilite anquilosante (na coluna vertebral) e a fibromialgia, que o impedem de trabalhar. Se não bastasse a questão da saúde, com a pandemia, a empresa em que Francisca estava empregada fechou, e, a partir daí, ela passou a sustentar o lar com pequenos serviços de autônoma.
 
Nesse período, a Instituição, que já recebia Maria Helena, passou a ser ainda mais presente. “Sempre deram muito suporte, tanto com alimentos quanto com ajuda psicológica. Eu sempre falo para as pessoas da escola da LBV que o diferencial da Instituição é que, independentemente de quem chegar, todo mundo sabe quem você é, a gente se sente querida ali dentro. Eles mandam materiais de higiene, de limpeza, o leite também, que está muito caro. Isso faz bastante diferença.”
 
Por Leila Marco/Vivian R. Ferreira

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