BLOG DO EDINHO SOARES: MUNICÍPIO DE OROBÓ FICA ENTRE OS MELHORES NO IDEPE

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

MUNICÍPIO DE OROBÓ FICA ENTRE OS MELHORES NO IDEPE

O município de Orobó fica entre os mais bem avaliados no (IDEPE), Índice de Desenvolvimento Educacional de Pernambuco. Esta avaliação traz os 13 municípios que se sobressaíram, de acordo com a Região do Desenvolvimento, Entre as cidades que receberão a premiação, destaca-se Orobó, que ficou com a 5ª colocação.

Nesta terça-feira, 11 de agosto às 11hs, será realizada uma cerimônia de premiação aos municípios no Palácio do Campo das Princesas em Recife, onde contará com a presença do Governador de Pernambuco Paulo Câmara.

IDEPE

O Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE) permite medir anualmente a qualidade da educação de Pernambuco. Ele leva em conta tanto os resultados da avaliação do SAEPE, em Língua Portuguesa e Matemática, dos alunos das 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, como também a média de aprovação dos alunos. Na rede pública estadual, os resultados da avaliação do SAEPE e as taxas de aprovação da escola, ao comporem o IDEPE, além de servirem de diagnóstico para o sistema de educação de Pernambuco, serão o requisito fundamental para o estabelecimento do bônus de desempenho educacional (BDE), cujas metas estão descritas no Termo de Compromisso que a escola firma com a Secretaria de Educação.

Através do IDEPE, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável ao longo do tempo e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo.
Neste sentido, para compor o IDEPE, serão utilizados os seguintes componentes:
a) média do desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, resultante dos testes elaborados no SAEPE. O SAEPE possui escala de proficiência comum ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica/SAEB.
b) taxa de aprovação em cada uma das séries da educação básica oferecidas pela escola, conforme os procedimentos do Censo Escolar, que apura os índices anuais de aprovação, reprovação e abandono.

O IDEPE é a multiplicação do SAEPE pelas taxas de aprovação. Escolas que selecionam, que preferem os melhores alunos, deixando de lado os que possuem baixo rendimento, não possuirão um IDEPE extremamente alto. Se por um lado a escola poderá ter melhores notas no SAEPE, por outro ela perderá pontos devido à baixa taxa de aprovação. A ideia por trás da construção do IDEPE é que uma boa escola democrática deve prover uma educação de qualidade a todos os alunos.

O cálculo do IDEPE acompanha os procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Educação para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, cujo objetivo é o de que, em 2022, bicentenário da nossa independência, a qualidade da educação do Brasil seja comparável à dos países desenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.